Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/quimica-viva/>.
Acesso em 18/04/2024 às 01h48.

Química Viva

Química Viva

Você já parou para pensar no impacto que a Química tem no nosso dia a dia? Muita gente sente um frio na barriga quando ouve essa palavra, mas acredite, ela é muito mais fascinante e relevante do que você imagina!

A seção QuímicaViva foi desenvolvida para desvendar os mistérios e desfazer os preconceitos em torno dessa ciência incrível. Queremos te mostrar que, apesar dos acidentes e impactos ambientais associados ao uso de produtos químicos, a Química é uma das chaves para impulsionar a qualidade de vida e o progresso humano.

Acredite ou não, a Química está presente em tudo! Desde os materiais que compõem os produtos que usamos diariamente até os medicamentos que nos ajudam a combater doenças. É ela que possibilita a criação de novos produtos, pesquisas inovadoras e até mesmo soluções para minimizar os estragos já causados ao meio ambiente.

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA?
Quer fazer parte do time de profissionais da química que ajudam a construir um mundo melhor? Temos uma lista completa para você explorar! Químicos, Engenheiros Químicos, Engenheiros de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Técnicos em Química, Técnico em Metalurgia, e Tecnólogos em Saneamento são alguns dos profissionais que mergulham nesse universo químico e fazem a diferença no mundo. Clique aqui e conheça quais são as profissões da área da química.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Os campos de atuação são tão vastos quanto às possibilidades que a Química oferece! Imagine-se trabalhando em indústrias, empresas de consultoria, assistência técnica ou até mesmo liderando seu próprio negócio. São inúmeras oportunidades para explorar, desbravar e deixar sua marca nesse mundo químico cheio de descobertas! Clique aqui e conheça os campos de atuação de um profissional da química.
Preparado para embarcar nessa jornada? Então escolha uma das categorias abaixo e tenha acesso à lista completa de artigos disponíveis! Divirta-se!
Atenção! Como alguns textos do QuímicaViva são antigos, certos links incluídos nas referências podem não funcionar mais.

Bem-vindo à seção do Química Viva dedicada à Química Ambiental e sustentabilidade! Aqui exploraremos o efeito estufa, estratégias para reduzir o dióxido de carbono, os riscos da energia nuclear e uma abordagem verde da Química.

Bem-vindo à seção do Química Viva sobre Química na saúde e medicina! Explore conosco tópicos como o uso da prata contra a tuberculose, repelentes corretos, plantas medicinais, capsaicina terapêutica, a química do Viagra, lítio na psiquiatria, cuidados com a beleza, vinho e doenças cardíacas, e os novos usos da Talidomida. Descubra como a química está revolucionando a área da saúde para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

Bem-vindo à seção do Química Viva sobre Química Industrial e Tecnologia! Explore conosco tópicos como nanotecnologia, indústria de pisos e azulejos, plásticos, cerâmicas, tratamento químico de couros e peles, borrachas, saneantes e tratamento de água. Descubra como a química impulsiona a inovação e o desenvolvimento em diversos setores industriais.

Bem-vindo à seção do Química Viva sobre Química na História e Cultura! Explore conosco tópicos como Sir Humphry Davy, Marie Curie no Brasil, a importância do chumbo na história, a presença da química nas obras de arte e a tabela periódica do CRQ-IV. Descubra como a química se entrelaça com a história e a cultura, revelando seus impactos e contribuições para a sociedade.

Bem-vindo à seção do Química Viva sobre Química dos Alimentos! Descubra como consumir alimentos seguros, conheça a química por trás do açúcar e dos adoçantes, aprenda sobre os benefícios e produção de alimentos orgânicos, entenda os limites de consumo de açúcar e desvende os segredos da química do chocolate. Explore conosco os aspectos químicos envolvidos na nossa alimentação, desmistificando informações e ampliando o seu conhecimento sobre os alimentos que consumimos diariamente.

Bem-vindo à seção do Química Viva sobre Segurança Química! Aqui você encontrará informações sobre os riscos associados à mistura de produtos de limpeza, entenderá o significado dos símbolos presentes nos rótulos dos produtos químicos de acordo com o sistema GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) e aprenderá sobre o transporte de produtos perigosos.

A Tabela Periódica (TP), mais importante referência sobre os elementos químicos, completou 150 anos de criação em 2019. Em comemoração ao aniversário, a Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV/SP desenvolveu esta página especial da seção QuímicaViva, que reúne artigos escritos por colaboradores sobre alguns dos 118 elementos componentes da TP. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo.

Compartilhar