Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/comissoes-tecnicas/>.
Acesso em 19/04/2024 às 19h02.

Comissões Técnicas

Comissões Técnicas

As Comissão Técnicas são grupos instituídos pelo Plenário do CRQ-IV/SP, formados exclusivamente por profissionais da química, que prestam suporte de maneira voluntária, a fim de assessorar os trabalhos da autarquia relacionados a diversos assuntos dentro de áreas específicas.

Atualmente, estão ativas 16 Comissões Técnicas: Alimentos e Bebidas (CTALI), Cosméticos (CTCOS), Divulgação (CTDIV), Ensino Técnico (CTEC), Ensino Superior (CTES), Meio Ambiente (CTMA), Química Farmacêutica (CQFAR), Saneantes (CTSAN), Elastômeros e Polímeros (CTEP), Energia (CTEN), Serviços Laboratoriais (CTLAB), Segurança Química (CTSQ), Serviço de Saúde (CTSS) e Tintas e Adesivos (CTTA), Celulose e Papel (CTCP) e Metalurgia (CTM).

Cada Comissão Técnica discute variados temas dentro do seu setor de atuação por meio de reuniões ordinárias uma vez ao mês, ou de reuniões extraordinárias (quando houver necessidade).

Dentre as atividades desenvolvidas pelas Comissões, as principais são:

  • Monitorar a edição e o andamento de propostas de normas e legislações de interesse profissional da área da química, e se necessário, elaborar uma manifestação, defendendo os interesses da categoria.
  • Debater conflitos de competências entre os campos de atuação comuns a outras profissões.
  • Elaborar Cursos, Seminários, Fóruns e Lives com o intuito de garantir aprimoramento profissional dentro da área da química.
  • Elaborar documentos técnicos, como cartilhas, publicações, artigos, etc.
  • Discutir a adequação de currículos escolares de cursos de nível técnico e superior.
  • Participar do processo de auditoria do projeto Selo de Qualidade.
  • Participar de audiências públicas, workshops, feiras e reuniões de caráter técnico.
  • Dirimir dúvidas de empresas e profissionais relacionadas a assuntos técnicos.
As Comissões Técnicas do CRQ-IV/SP são regulamentadas pela Deliberação n° 39-01 do CRQ-IV de 29/11/2022.

Para tornar-se membro de uma das Comissões Técnicas é necessário ser profissional da área da Química devidamente registrado e em situação regular neste Conselho, além de possuir experiência mínima de 3 anos na área de atuação da respectiva Comissão. O processo de admissão é realizado por chamamento público, que é realizado por Edital de convocação.

As dúvidas referentes às Comissões Técnicas podem ser encaminhadas para o e-mail: comissoes@crqsp.org.br.

Comissões Respondem

A fim de estreitar ainda mais as relações entre o CRQ-IV/SP e empresas e profissionais da área química, foi criada a seção “COMISSÕES RESPONDEM”, para acessá-la clique aqui.

Compartilhar