Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/dia-do-profissional-da-quimica/>.
Acesso em 27/04/2024 às 09h47.

Dia do Profissional da Química

Dia do Profissional da Química

 

Comemora-se em 18 de junho o Dia do Profissional da Química. Trata-se de uma referência à data de publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A lei veio para regulamentar o exercício profissional, que deixou de ser feito pelo Ministério do Trabalho e passou a ser realizado por Profissionais da Química eleitos para dirigir os Conselhos.

Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química, que orientam suas ações nas resoluções normativas e ordinárias publicadas pelo Conselho Federal de Química, que tem sede em Brasília. Estima-se que existam no País cerca de 216 mil profissionais e 47 mil empresas registrados.

O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV), responsável pela fiscalização no Estado de São Paulo, é o maior do País. Nele estão registrados mais de 95 mil profissionais e 14 mil empresas.

Além da função legal de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRQ paulista desenvolve diversas atividades destinadas principalmente a contribuir com o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais. Para isso, promove palestras e cursos gratuitos sobre os mais variados segmentos da química, além de firmar parcerias que possibilitam a concessão de bolsas de estudos em cursos intensivos e até mesmo de pós-graduação.

O CRQ de São Paulo também atua fortemente junto às instituições de ensino que oferecem cursos técnicos e de nível superior. Esse trabalho vai desde a discussão de grades curriculares até a certificação dos cursos por meio do Selo de Qualidade CRQ-IV. Disponível para cursos Técnicos e Superiores da área, o Selo é uma forma de reconhecer aqueles baseados em projetos administrativos e pedagógicos que contribuem decisivamente para uma formação mais adequada e com isso podem ampliar o grau de empregabilidade de seus alunos.

Compartilhar