Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/publicacoes/>.
Acesso em 27/04/2024 às 09h56.

Publicações

Publicações

I Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação

Em maio de 2022, a Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) lançou o I Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação, que descreve os princípios gerais que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera apropriados para a qualificação e validação de processos de fabricação típicos desse setor. O trabalho tem como base principal a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48, de 25 de outubro de 2013, da Anvisa, que estabelece os procedimentos técnicos que a indústria deve adotar para garantir a segurança e a qualidade de seus produtos. O detentor do registro, notificação ou admissão é o responsável legal por tais garantias.O Compêndio será acompanhado de quatro fascículos que trarão informações complementares sobre o tema.

Para baixar a publicação, clique aqui.

Validação de Sistema de Água

Em julho de 2022, a Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) lançou o primeiro fascículo do Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação. Intitulada Validação de Sistema de Água, a publicação destaca que esse é o principal insumo utilizado na indústria cosmética, correspondendo por quase 90% da composição do produto. Em razão disso, ressalta, devem ser levados em consideração parâmetros físico-químicos, microbiológicos, higienização como plano de contingência, looping (circulação permanente).O fascículo também chama a atenção para a importância de métodos como a destilação, a filtração, a micro, ultra e nanofiltração, a osmose reversa, a deionização, a eletrodeionização, a adsorção e a oxidação ultravioleta, e as combinações entre essas técnicas para tornar a água adequada à produção de cosméticos.

Para baixar a publicação, clique aqui.

Programa Selo de Qualidade

O Programa Selo de Qualidade para cursos técnicos da área química foi criado pelo CRQ-IV/SP para certificar os cursos que primam pela excelência no ensino profissionalizante da química em nível médio. O objetivo é gerar uma competição pela qualidade que resulte no incremento da formação dos técnicos. O projeto é fruto do trabalho da Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV/SP.

Nesta publicação, são descritos o programa e a metodologia de avaliação dos cursos candidatos à certificação. Deve ser usada como parâmetro para que as escolas façam sua auto avaliação, primeira etapa do processo para obtenção do selo.

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Currículo para formação de Técnicos Químicos

Elaborado pela Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV/SP e lançado em março de 2010, a proposta de currículo para escolas que oferecem cursos para formação de Técnicos Químicos foi formulada com base em aspectos como os avanços tecnológicos da indústria e a necessidade de formação de mão de obra capacitada a atender as demandas do mercado. O trabalho objetiva apoiar as escolas na elaboração ou atualização dos currículos dos cursos, em complemento às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação.

A proposta integra o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV/SP.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Currículo para cursos técnicos na área de Alimentos

O CRQ-IV disponibiliza no formato PDF uma sugestão de currículo para cursos técnicos na área de Alimentos. Elaborada pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas da entidade, a publicação de 17 páginas relaciona todas as disciplinas que deveriam ser oferecidas para preparar adequadamente os estudantes que tenham interesse em trabalhar como técnicos nesse importante segmento econômico.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação

Para atender os pedidos de orientação que frequentemente recebe das Instituições de Ensino, diante da carência de material sobre o assunto, a Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV/SP elaborou o Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação, que em 2022 chegou em sua 3ª edição.

O trabalho, que integra o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV, continua baseado nas normas da ABNT, do Ministério do Trabalho e da Saúde. Traz orientações sobre a construção (piso, portas, janelas), as instalações (elétrica, hidráulica, mobiliário, proteção contra incêndio), a segurança (sinalização, equipamentos e saídas de emergência), a armazenagem e o descarte de produtos e as boas práticas laboratoriais.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Selo de Qualidade – Cursos Superiores

O Programa Selo de Qualidade voltado para o nível superior de ensino na área química foi lançado pelo CRQ-IV/SP em 2013. No entanto, a iniciativa não abrange os cursos de Licenciatura, que necessitam de indicadores diferenciados e deverão ter um programa de certificação específico, a ser lançado oportunamente.

Elaborado pela Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho, o programa se destina a estimular as escolas a promover atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliar continuamente suas estratégias, adequar suas instalações e buscar parcerias com vistas ao aprimoramento dos futuros profissionais.

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Sugestão de Currículos para cursos de Bacharel em Química e Química Tecnológica

Em setembro de 2011, a Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho concluiu uma proposta para modernizar os currículos dos cursos de Bacharelado em Química e Bacharelado em Química Tecnológica. O trabalho sugere a elevação da carga mínima atual de 2.400 para 2.670 horas/aula obrigatórias para os cursos de bacharelado e, para 3.180 horas/aula, para os de química tecnológica.

O conteúdo dessa proposta foi atualizado em maio de 2022.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Cartilha de Meio Ambiente

Produzida em 2008 pela Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV/SP, a Cartilha de Meio Ambiente foi oficialmente lançada durante a Feira e Seminário Internacionais do Meio Ambiente (FIMAI/SIMAI), ocorridos em São Paulo. Por conta das comemorações pelos 60 anos de instalação do Conselho, a publicação ganhou uma nova versão – revisada e ampliada -, lançada em 2017 durante o V Fórum de Recursos Hídricos, promovido em 20 de março.

A publicação traz um apanhado da legislação a ser observada pelo Profissional da Química antes da abertura de uma empresa, durante seu funcionamento e após o encerramento de suas atividades.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Guia para Empresas de Saneantes

A primeira edição do Guia para Empresas de Saneantes foi apresentada em junho de 2012. Elaborado pela Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV/SP, a publicação reuniu informações sobre o que era necessário para a constituição, instalação e regularização sanitária de empresas do setor, além da legislação e uma série de informações práticas.

A segunda edição do compilado, revisada e ampliada, foi apresentada durante o II Fórum sobre a RDC nº 47/2013, ocorrido em abril de 2018 na sede do Conselho.

Em janeiro de 2022 saiu a 3ª edição do Guia, com o objetivo de atualizar as legislações do setor que afetam diretamente as questões regulatórias e a responsabilidade técnica. Entretanto, a partir do mês de março deste mesmo ano muitas normas foram revogadas e diversas novas resoluções publicadas, o que tornou necessária a imediata revisão do conteúdo.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Entendendo a Responsabilidade Técnica

Entendendo a Responsabilidade Técnica é um manual que reúne informações vitais para quem já é ou pretende se tornar responsável técnico. A legislação, questões éticas e práticas, a remuneração e a abrangência da atuação do RT são alguns dos temas abordados.

O texto é de Wagner Contrera Lopes, que foi Gerente de Fiscalização do CRQ-IV/SP e, em 2021, assumiu a Superintendência da entidade. Lopes também foi eleito integrante titular do Conselho Federal de Química.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Peritos Químicos

Publicada em novembro de 2014, a cartilha Peritos Químicos traz a consolidação do cadastramento feito pelo Conselho para atualizar e ampliar o contingente de profissionais de seu Banco de Peritos e que podem ser chamados para atuar em demandas judiciais ou extrajudiciais. Tais serviços podem ser solicitados por pessoas físicas, jurídicas ou o Poder Judiciário. A contratação dos serviços desses profissionais independe de intermediação do CRQ-IV/SP.

A partir de junho de 2016, a atualização dos dados desse cadastro passou a ser feita apenas no site do Conselho. Para acessar esse serviço, clique aqui.

Literatura Sugerida para Cursos Técnicos da Área Química

Publicada em maio de 2015, a Literatura Sugerida para Cursos Técnicos da Área Química foi elaborada pela Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV/SP como um complemento aos trabalhos iniciados com o Currículo recomendado para o Curso Técnico em Química.

A relação de livros contida nesta publicação visa auxiliar as instituições de ensino no desenvolvimento e atualização de suas matrizes curriculares, bem como na adequação do acervo de suas bibliotecas. Foram sugeridos alguns livros de nível superior para contemplar o currículo recomendado, devido à carência de livros técnicos escritos e/ou traduzidos para o português.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Tecnologia de Alimentos

Publicada em julho de 2015, esta sugestão de currículo mínimo elaborada pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV/SP é uma contribuição às Instituições de Ensino que mantêm ou pretendem criar cursos superiores de Tecnologia de Alimentos.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Seminário de Gestão de Resíduos Industriais

Lançada em setembro de 2015 durante o Seminário de Gestão de Resíduos Industriais pela Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV/SP, esta publicação visa subsidiar o leitor com a visão jurídico-ambiental da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que ocorra a interação com os aspectos técnicos e sociais desta legislação.

A publicação foi atualizada em junho de 2020.

Para baixar o arquivo na versão revisada, clique aqui.

Compartilhar