Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/selo-de-qualidade-cursos-superiores/>.
Acesso em 28/03/2024 às 21h27.

Selo de Qualidade – Cursos Superiores

Selo de Qualidade – Cursos Superiores

O Conselho Regional de Química – IV Região anunciou no dia 13 de setembro de 2013 o lançamento do programa Selo de Qualidade para cursos de Nível Superior. Poderão aderir à iniciativa as instituições paulistas cadastradas na entidade que ofereçam qualquer curso com esse perfil, com exceção da Licenciatura. Por necessitarem de indicadores diferenciados, o programa de certificação para esses cursos será lançado oportunamente.Elaborada pela Comissão de Ensino Superior do Conselho, a iniciativa se destina a estimular as escolas a promover atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliar continuamente suas estratégias, adequar suas instalações e buscar parcerias com vistas ao aprimoramento dos futuros profissionais.

Selo de Qualidade CRQ-IV/SP

Assim como o Selo de Qualidade voltado para cursos de Nível Médio, lançado em 2007, a participação das instituições não será obrigatória. Entretanto, as escolas que aderirem ao programa estarão demonstrando ao público sua preocupação com a qualidade de seus cursos. E as que alcançarem a certificação conquistarão um diferencial competitivo, passando a ser referência tanto para estudantes quanto para empregadores. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de marketing com potencial para gerar ótimo retorno.Além de merecerem reportagens especiais no Informativo CRQ-IV/SP, publicação que também é enviada para mais de 10 mil empresas da área química que operam no Estado de São Paulo, os cursos certificados terão destaque no site do Conselho. As instituições receberão uma placa referente à conquista.

Avaliação – O programa avalia aspectos como gestão dos cursos, infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico, relações institucionais e com a comunidade. Colhe, também, avaliações de alunos, ex-alunos e de empresas nas quais atuam profissionais formados pelo curso.

O processo é dividido em três etapas: autoavaliação pela instituição, entrega de documentos e avaliação por uma comissão designada pelo CRQ-IV/SP com emissão de parecer. Para a obtenção do Selo, o curso deve atingir, ao final do processo, uma média mínima de 80% do total de pontos possíveis (média igual ou superior a 4, em uma escala de pontuação que vai de 1 a 5).

A certificação terá validade de três anos e a solicitação para a recertificação deverá seguir os critérios estipulados pelo regulamento do programa, respeitando o prazo máximo de três meses antes do vencimento.

Clique nas imagens abaixo para baixar cópias do manual do programa Selo de Qualidade e também da proposta de currículos para cursos de Bacharelado em Química e Química Tecnológica.

Instituição Curso(s) Certificação Recertificação (última) Validade
Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Cepin/Fiec)
Indaiatuba
Tecnologia em Processos Químicos 29/11/2022 29/11/2025
Compartilhar