Licitações
Licitações
Pregão Eletrônico 90002 – CRQ-IV/SP 01/25 – Objeto: Prestação de serviços de solução corporativa de impressão, reprodução e digitalização de documentos (Outsourcing de Impressão) na modalidade franquia mensal de páginas mais excedente, conforme condições e exigências estabelecidas no Edital e seus Anexos. Data de realização do certame: 17/02/2025, às 9h, no Portal de Compras do Governo Federal – www.gov.br/compras. O edital também encontra-se disponível aqui.
Encaminhamos resposta à pergunta feita a respeito da licitação:
Pergunta 1: “Solicito, através deste, esclarecimento referente ao pregão 01/25 – Outsourcing de impressão.
Tipo A – Monocromática A4 – Multifuncional
Gostaria de fazer um questionamento em relação às especificações solicitadas para o equipamento multifuncional A4. No edital, está sendo pedida uma bandeja de papel com capacidade para 300 folhas, sendo que o padrão para equipamentos similares é de 250 folhas. Poderiam, por favor, confirmar se há a possibilidade de ajustar a especificação para o padrão de mercado de 250 folhas, ou se há uma justificativa específica para a necessidade das 300 folhas? Caso contrário, seria necessário verificar a viabilidade de incluir uma bandeja de papel personalizada ou de maior capacidade.”
Resposta Será mantida a redação do edital.
Há no mercado equipamentos que atendem as especificações técnicas do edital.
Fica a critério do licitante incluir uma bandeja de papel personalizada ou de maior capacidade, desde que ela tenha capacidade mínima de 300 folhas.
São Paulo, 07 de janeiro de 2025.
CARLOS ALBERTO FUKUSHIMA
Pregoeiro
Encaminhamos respostas às perguntas feitas a respeito da licitação:
Pergunta 2: “Conforme item 4. Letra “d” do Anexo I – Termo de Referência, está correto nosso entendimento que não faz parte do edital o fornecimento de mão de obra para realização de serviços de infraestrutura elétrica e computacional? Caso contrário, favor esclarecer.”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 3: “Conforme item 4. Letra “d” do Anexo I – Termo de Referência, está correto nosso entendimento que não faz parte do edital o fornecimento de papel? Caso contrário, favor esclarecer.”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 4: “Conforme item 4.8 Letra “b” do Anexo I – Termo de Referência, está correto nosso entendimento que a disponibilização de equipamentos complementares é por conta da Contratante? Caso contrário, favor esclarecer:
- a) cabos de comunicação – Informar tipo, modelo e quantidade média mensal a ser utilizada.
- b) adaptadores elétricos – Informar tipo, modelo e quantidade média mensal a ser utilizada.
- c) estabilizadores de tensão – Informar tipo, modelo e quantidade a ser utilizada.
- d) estufas ou compartimento para papel – Informar tipo, modelo e quantidade a ser utilizada.”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 5: “Conforme item 5.3.4.3. do Anexo I – Termo de Referência, está correto nosso entendimento que não haverá necessidade de envio de amostra dos equipamentos para homologação? Caso contrário, favor esclarecer.”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 6: “Conforme item 6.2 do Anexo I – Termo de Referência, está correto nosso entendimento que os equipamentos serão instalados apenas em uma única localidade (Rua Oscar Freire, 2039 – Pinheiros – São Paulo/SP)? Caso contrário, favor esclarecer.”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 7: “Conforme item 6.5 do Anexo I – Termo de Referência, qual o volume mensal de solicitações programadas? Favor esclarecer.”
Resposta: Apenas se houver necessidade, mediante acordo entre as partes.
Pergunta 8: “Conforme item 6.5 do Anexo I – Termo de Referência, qual a quantidade média de horas consumidas em cada solicitação programada? Favor esclarecer.”
Resposta: Apenas se houver necessidade. Considere o tempo necessário para colocar o equipamento fornecido em uso.
Pergunta 9: “Conforme item 6.7. letra “b” do Anexo I – Termo de Referência, favor especificar quais são os cabos elétricos a serem disponibilizados e o volume médio mensal utilizado?”
Resposta: Será necessário disponibilizar apenas cabo de alimentação com cada equipamento fornecido e substituição em caso de mal funcionamento.
Pergunta 10: “Conforme item 6.7. letra “b” do Anexo I – Termo de Referência, favor especificar quais são os cabos lógicos a serem disponibilizados e o volume médio mensal utilizado?”
Resposta: Não será necessário disponibilizar cabos lógicos.
Pergunta 11: “Conforme item 6.7. letra “c” do Anexo I – Termo de Referência, favor especificar quais são Itens específicos de acessibilidade e mobilidade a serem disponibilizados e o volume médio mensal utilizado?”
Resposta: Não será necessário disponibilizar itens específicos de acessibilidade e mobilidade.
Pergunta 12: “Conforme item 2. do Apenso do Anexo I, considerando que os equipamentos estarão instalados em um único endereço em São Paulo e os equipamentos possuem voltagem 110v, haverá a necessidade do fornecimento de transformador de tensão? Se Sim, quantos? Favor esclarecer,”
Resposta: Não haverá necessidade do fornecimento de transformador de tensão.
Pergunta 13: “Conforme item 2. do Apenso do Anexo I, considerando que os equipamentos estarão instalados em um único endereço em São Paulo e os equipamentos possuem voltagem 110v, haverá a necessidade do fornecimento de estabilizador de tensão? Se Sim, quantos? Favor esclarecer,”
Resposta: Não haverá necessidade do fornecimento de estabilizador de tensão.
Pergunta 14: “Infraestrutura
Solicitamos a Contratante que informe se a rede elétrica das localidades são 110V ou 220V? Caso houver localidades com rede elétrica 220V, favor identificar quais são.”
Resposta: A rede elétrica é 110V.
Pergunta 15: “Infraestrutura
Entendemos que todas as tomadas existentes nas localidades da Contratante estão de acordo ao novo padrão ABNT 14136 (tomada com 2 pinos redondos + pino central de aterramento, 10 ou 20A conforme potência do equipamento), correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 16: “Infraestrutura
Na existência de tomadas fora do padrão:
– A Contratante fica ciente que os prazos para a implantação serão recalculados, correto?
– A empresa Contratada repassará eventuais custos com adaptadores necessários para a ligação dos equipamentos à Contratante ou a mesma disponibilizará os adaptadores em quantidade necessária, correto?
– Anormalidades nos equipamentos e outras falhas correspondentes a rede elétrica fora de padrão ABNT, isentará a empresa Contratada do cumprimento do tempo do chamado, até que a Contratante corrija o problema elétrico. Está correto nosso entendimento?
– Custos com troca de placas e peças originadas devido a rede elétrica fora do padrão ABNT serão ressarcidos pela Contratante. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto para todos os questionamentos.
Pergunta 17: “Infraestrutura
Todas as localidades possuem acesso à internet?”
Resposta: Sim.
Pergunta 18: “Gestão de Incidentes / Chamados
Entendemos que os usuários solicitarão apoio primeiramente a equipe de TI/Field Service da Contratante? Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 19: “Gestão de Incidentes / Chamados
Entendemos que a Contratante realizará as solicitações de apoio e reparo aos equipamentos no portal web fornecido pela Contratada. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 20: “Gestão de Incidentes / Chamado
Entendemos que, caso o ambiente de gestão de chamados da Contratante permita integração com APIs com a ferramenta de gestão de chamados da empresa Contratada por meio de APIs (disponibilizados pela Contratada), a Contratante permitirá a realização da integração entre ferramentas ITSM, correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 21: “Recebimento / Entrega / Logística
Para realizar as entregas e instalações de equipamentos será exigido a realização de integração dos colaboradores da empresa Contratada para acessar o ambiente da Contratante? Necessita de algum exame de saúde? Se a resposta for positiva, favor detalhar todos os documentos e exames necessários.”
Resposta: Não é necessário exame para acessar o ambiente da contratante.
Pergunta 22: “Recebimento / Entrega / Logística
A Contratante exige algum regime ou condições para o recebimento de material (suprimentos ou equipamentos)?”
Resposta: Deverá ser realizada dentro do horário comercial das 8h às 18h.
Pergunta 23: “Recebimento / Entrega / Logística
Visando a continuidade da prestação de serviços a empresa Contratada poderá disponibilizar suprimentos e equipamentos sobressalentes nas localidades do cliente, podendo ser utilizando quando necessário?”
Resposta: Sim.
Pergunta 24: “Recebimento / Entrega / Logística
Entendemos que o prazo de entrega dos equipamentos poderá ser excepcionalmente prorrogado, desde que devidamente justificado pela CONTRATADA, a qual deverá demonstrar que o prazo adicional é necessário em razão de fatores alheios à sua vontade como, por exemplo, prazo de envio de produtos importados, processos alfandegários, greves, entre outros. Nosso entendimento está correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 25: “Tempo de Atendimento / SLA
Os tempos expressos para realização de atendimento, suporte/manutenção ou reposição de equipamentos são definidos em dias e horas úteis (de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00). Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 26: “Tempo de Atendimento / SLA
Entendemos que o tempo de resposta após a abertura do chamado, poderá ser atendido inicialmente através de intervenção remota e que caso não seja sanado o problema, a CONTRATADA encaminhará um técnico até o local para continuidade do atendimento. Nosso entendimento está correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 27: “Tempo de Atendimento / SLA
Entendemos que como medida para solução do chamado, a empresa Contratada poderá realizar o redirecionamento das filas de impressão, com isso, a Contratante terá o restabelecimento do serviço que é objeto deste contrato, permitindo à Contratada realizar a parada do relógio de solução. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 28: “Tempo de Atendimento / SLA
A Contratada poderá realizar a ativação de equipamento de backup, restabelecendo o serviço de impressão, permitindo realizar a parada do relógio de solução do chamado para os casos em que o reparo necessite de peças. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 29: “Tempo de Atendimento / SLA”
Haverá necessidade de atendimento técnico fora do horário comercial? Se sim, favor identificar quais unidades/equipamentos necessitam desta atenção?”
Resposta: Não.
Pergunta 30: “Tempo de Atendimento / SLA”
A Contratada poderá utilizar software que coleta de forma automática dos contadores dos equipamentos, mesmo os que estão conectados na USB das estações de trabalho?”
Resposta: Sim.
Pergunta 31: “Tempo de Atendimento / SLA”
Disponibilizamos ferramentas de monitoria e solução de incidente de forma remota. A rede da Contratante é interligada? Permite acesso a todos os equipamentos de impressão que estiverem conectados na rede?”
Resposta: Sim.
Pergunta 32: “Tempo de Atendimento / SLA”
Entendemos que a limpeza/manutenção preventiva pode ser realizada sempre que ocorrer uma visita técnica oriunda de manutenção corretiva, correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 33: “Tempo de Atendimento / SLA”
Ainda no item acima, a Contratada/Fabricante estipula em sua carta de manutenção os períodos recomendados para as preventivas, podemos seguir tais definições como períodos para realizar as manutenções/limpezas preventivas?”
Resposta: Sim.
Pergunta 34: “Tempo de Atendimento / SLA”
A Contratante permitirá a realização de auditorias ao longo do contrato no intuito de constatação de uso de suprimentos e materiais originais e de primeiro uso, por parte da futura Contratada? Caso negativo, de forma que possa se garantir que a futura Contratada forneça todos as peças e suprimentos sendo eles novos e de primeiro uso, conforme exigência da documentação publicada para concorrência, solicitamos à Contratante que informe como será realizado esta verificação?”
Resposta: Sim.
Pergunta 35: “Tempo de Atendimento / SLA”
Entendemos que a Contratante possui equipe de TI/Field Service capacitada para realizar o primeiro atendimento aos usuários. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 36: “Tempo de Atendimento / SLA”
Entendemos que reparos ocasionados por mau uso ou uso indevido (quebra, queda, derramamento de líquidos, furtos e roubos) serão ressarcidos à Contratada, correto?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 37: “Tempo de Atendimento / SLA”
Previamente às primeiras instalações, com intuito de habilitar a equipe técnica da Contratante para o atendimento de primeiro nível a seus usuários, a Contratada deverá efetuar o repasse de conhecimento conforme documentação publicada para concorrência que contemple ações de baixa complexidade, tais como, mas não exclusivamente:
- a) Utilização básica e operação dos equipamentos (alimentação de papel, impressão, digitalização, OCR, cópia e fax);
- b) Solução de defeitos comuns, como atolamento de papel;
- c) Troca de suprimentos;
- d) Ativação de backup; ”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 38: “Penalidades
Entendemos que a aplicação de glosas e multas referente ao descumprimento do nível de serviço ou descumprimento no tempo SLA serão aplicados sobre o valor mensal contratual do equipamento danificado. Está correto nosso entendimento?”
Resposta: Sim, está correto.
Pergunta 39: “Servidores
Será permitido uso de banco de dados em cloud para poupar investimento e aperfeiçoar a gestão e acesso aos relatórios da solução? Todas as localidades possuem link com internet?”
Resposta: Sim.
Pergunta 40: “Servidores
Qual número de usuários de rede que a Contratante possui no total em sua empresa?”
Resposta: 116 usuários.
Pergunta 41: “Servidores
A Contratante possui base de usuários estruturada, Active Directory, (LDAP)?”
Resposta: Sim.
Pergunta 42: “Servidores
A instalação/mapeamento de driver/fila de impressão pode ser realizada de forma remota com ferramentas ou políticas de GPO/Login Script? Se não for possível, qual a quantidade de estações de trabalho para instalação/mapeamento de driver/fila de impressão?”
Resposta: Sim.
Pergunta 43: “Servidores
Existe necessidade de alguma funcionalidade como cotas, regras, políticas de impressão, customizações, por favor exemplificar? Quem fará a gestão destes recursos, Contratante ou Contratada?”
Resposta: Não.
Pergunta 44: “Servidores
Qual é a plataforma de Banco de Dados utilizada por padrão pela Contratante em seu ambiente?”
Resposta: Microsoft SQL.
Pergunta 45: “Servidores
Entendemos que a contratante irá disponibilizar a infraestrutura de servidor e instância em seu banco de dados para a instalação da solução de gerenciamento/bilhetagem. Nosso entendimento está correto?”
Resposta: Sim.
Pergunta 46: “Servidores
Sobre o tema de cotas de impressão por usuário, caso seja configurada, entendemos que a instalação será realizada pela empresa Contratada, mas a administração e gestão das cotas será realizada pela Contratante, correto?”
Resposta: Sim.
Pergunta 47: “Servidores
A Contratante possui o recurso de cotas de impressão por usuário em uso atualmente? Possui um colaborador dedicado para operar, realizar a gestão, controle e atender aos usuários finais deste recurso?”
Resposta: Não.
Pergunta 48: “Servidores
Qual o tipo e cota de impressão por usuário a Contratante deseja que seja implementado? Cotas com bloqueio? Cotas sem bloqueio? Apenas no painel dos equipamentos? Através de mensagem na estação de trabalho do usuário?”
Resposta: Não há cota de impressão por usuário.
Pergunta 49: “Servidores
Solicitamos a Contratante que informe a quantidade de grupos de usuários em ambiente Microsoft Active Directory para determinação de grupos de cotas de impressão por usuário a serem configurados no ambiente de bilhetagem/gestão ou que especifique a quantidade de grupos de cotas de impressão a serem dimensionados no ambiente.”
Resposta: Não há cota de impressão por usuário.
São Paulo, 13 de fevereiro de 2025.
CARLOS ALBERTO FUKUSHIMA
Pregoeiro
Pregão Eletrônico 90001 – CRQ-IV/SP 32/24 – Objeto: Prestação de serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus Anexos. Data de realização do certame: 11/02/2025, às 9h, no Portal de Compras do Governo Federal – www.gov.br/compras. O edital também encontra-se disponível aqui.
Encaminhamos respostas às perguntas feitas a respeito da licitação:
Pergunta 1: “Justificativa da vedação de consórcio, nos termos do art. 15 da Lei 14.133/2021 e de diversos Acórdãos do TCU.”
Resposta: Será permitida a participação de pessoas jurídicas reunidas em consórcio.
Pergunta 2: “Por gentileza, poderiam informar a quantidade de LTIP (não constou na tabela do item 5.4 do TR e no item 4.7.4 do ETP).”
Resposta: Deverá ser realizado um único ao ano, sendo concluído e entregue em no máximo 60 (sessenta) dias.
Pergunta 3: “Por gentileza, poderiam informar o prazo de entrega da AET e do PPRE (item 4.6.1.7 do ETP).”
Resposta: AET: deverá ser concluído e entregue em prazo previamente acordado entre a Contratada e Contratante;
PPRE – Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos – NR 17 deverá ser concluído e entregue em no máximo 30 (trinta) dias, mediante solicitação do CONTRATANTE (item 4.6.1.7 do ETP).
Pergunta 4: “No tocante às funções dos colaboradores do i. Conselho Regional de Química – IV Região, por gentileza, poderiam mencionar quais são os cargos e as suas atividades principais (127 empregados item 4.5.1 do ETP).
Questiona-se tal para avaliação prévia do quadro de profissionais: se constam apenas profissionais da área administrativa (contador, administrador, gestão de pessoas e afins) ou se também constam atividades de limpeza e asseio, copeiras, vigilantes, serviços gerais de manutenção, motoristas, entre outros.”
Resposta: Do quadro de profissionais, destacam-se:
– 01 PSA/motorista;
– 03 colaboradores da manutenção;
– 04 PSA/Teleatendimento;
E demais ocupam cargos de lideranças, técnicos e administrativos (PSA-PST-PAS-Administrativo, PAE-Fiscal; Gerentes, Supervisores e afins)
São Paulo, 07 de janeiro de 2025.
CARLOS ALBERTO FUKUSHIMA
Pregoeiro
Resultados de editais anteriores
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