Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/registro-via-instituicao-de-ensino/>.
Acesso em 21/01/2025 às 07h26.

Registro via Instituição de Ensino

Registro via Instituição de Ensino

O Registro via Instituição de Ensino permite que o estudante de cursos de nível técnico e/ou superior da área da Química, que está próximo a se formar, receba sua licença provisória, com validade de 180 dias, em sua colação de grau. Além de garantir isenção de taxas e desconto na primeira anuidade.

Porém, este procedimento só pode ser realizado pelo estudante, caso a Instituição de Ensino em que ele esteja matriculado já tenha sido cadastrada como parceira do CRQ-SP.

ATENÇÃO! Antes de solicitar o registro, verifique com sua Instituição de Ensino se ela já está cadastrada no CRQ-SP como parceira no processo de intermediação.

Caso a Instituição de Ensino seja parceira, verifique o tópico “Para obter o registro provisório por intermédio da Instituição de Ensino” e veja o passo a passo do processo e a documentação necessária para a solicitação.

Se a solenidade já ocorreu, não é possível o registro via Instituição de Ensino, portanto clique aqui, para requerer o registro profissional.

VANTAGENS

    • Agilidade – Carteira entregue na colação de grau;
    • Isenção das taxas de registro e emissão de carteira;
    • Desconto de 70% na primeira anuidade;
    • Pagamento da anuidade somente após o recebimento da carteira*

(*) O boleto será enviado diretamente ao formando.

Com a publicação pelo Conselho Federal de Química (CFQ) da Resolução Normativa nº 296 e da Resolução Ordinária nº 30.721, de 18/06/2021, foi alterado o procedimento de registro profissional por intermédio de Instituições de Ensino (IEs). As medidas tornaram o processo mais eficiente, desde que observadas todas as regras definidas nas citadas normativas.

Para a Instituição se tornar parceira, deverá assumir os seguintes compromissos:

  • 1. Indicar um representante (funcionário da Instituição de Ensino) que irá atuar como mediador(a) do processo. Basicamente, caberá a ele(a) instruir o aluno para acessar a plataforma MeuCRQSP e preencher o formulário de solicitação do registro via Instituição de Ensino onde o interessado irá aproveitar as condições mais vantajosas para fazer seu registro imediato. Para preencher o Formulário de Indicação de Representante para essa atividade, clique aqui.
    • 2. Após a indicação, o mediador deverá providenciar seu cadastramento na plataforma do MeuCRQSP onde terá um login para visualizar os alunos interessados no registro via Instituição de Ensino da turma formanda. Nessa plataforma ele poderá confirmar quem realmente será um provável formando. Essa providência deverá ser tomada com antecedência mínima de quarenta e cinco dias da data da solenidade.

 

Atenção:

Não serão aceitas solicitações de registro após a colação de grau. Nesses casos, o aluno deverá solicitar o registro por conta própria, seguindo as orientações dessa página e não terá direito à isenção das taxas e redução da primeira anuidade.

    • 3. Após o recebimento dos documentos na plataforma do MeuCRQSP, este Conselho emitirá as licenças e encaminhará às respectivas IEs para entrega aos formandos.

Atenção:

Na hipótese de o formando não comparecer à colação de grau e nem retirar a Licença Provisória na IE, o documento deverá ser devolvido ao CRQ-IV/SP, no prazo máximo de quinze dias, para que o encaminhamento seja feito por nós ao interessado.

  • 4. Após a colação de grau, no prazo de trinta dias, a IE deverá nos enviar os atestados de conclusão e os históricos escolares de todos que receberam as licenças com base nas regras desta parceria.

1 – Acessar a Plataforma:

  • O aluno interessado deverá acessar a plataforma MeuCRQSP, clicar em Solicitação de Registro Via Instituição de Ensino para preenchimento do Requerimento de Registro, formulário que consta na página Registro de Pessoa Física no CRQ-IV/SP e anexar os documentos necessários para efetivação.
  • Efetuar o login utilizando o CPF e senha.

 

2 – Documentos para Registro:

  • RG ou Registro Nacional de Estrangeiro;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Reservista (do sexo masculino, entre 18 e 45 anos);
  • Carteira de Trabalho – páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco ou
  • CTPS digital – Cópia simples de todas as páginas.

3 – Aguardar o Mediador de Registro confirmar seu nome como provável formando na Instituição de Ensino.

4 – Aguardar a entrega da carteira na Instituição.

O Técnico de Nível Médio que estiver concluindo um curso superior na área química poderá solicitar a atualização de seu registro profissional por intermédio de sua Instituição de Ensino. Ao optar por essa mudança, o interessado obterá uma licença provisória, com validade por seis meses. Após esse período, o documento deverá ser substituído pela carteira definitiva. Só é possível solicitar diretamente a licença definitiva se, no ato do pedido, o interessado tiver em mãos o diploma de conclusão do curso.

A mudança de categoria profissional não é obrigatória. Porém, poderá ser exigida pelo CRQ-IV/SP para que o profissional possa exercer determinadas funções na empresa, como a chefia e/ou coordenação de áreas e até mesmo a Responsabilidade Técnica.

Documentos necessários

Atenção:

Será preciso, para colar no cartão, uma foto 3×4 (colorida com fundo branco, de frente e recente; não serão aceitas fotos de perfil, escaneadas, reaproveitadas ou com camisa de times e estampas).

  • Devolução da Carteira de Identidade Profissional de Químico (livrete e cédula originais);

 

Atenção:

Na hipótese de extravio, roubo ou furto da Carteira de Identidade Profissional de Químico e/ou Cédula de Identidade, o profissional deverá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial ou declaração de próprio punho para justificar a não entrega do documento.

  • Cópia simples do RG ou Registro Nacional de Estrangeiro e do CPF ou Situação Cadastral no CPF;

Atenção:

    O documento de identificação apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.

  • Comprovante de endereço residencial;
  • Carteira de Trabalho – páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte a do último contrato de trabalho que, obviamente, deverá estar em branco;

Atenção:

No caso de Carteira de Trabalho Digital, apresentar cópias simples, que podem ser obtidas no aplicativo instalado em seu celular.

Todos os documentos relacionados deverão ser entregues ao setor da Instituição de Ensino parceira responsável por fazer a mediação com o CRQ-IV/SP.

Orientações às Instituições de Ensino:

  • Os documentos deverão ser encaminhados ao CRQ-IV/SP juntamente com uma relação, em papel timbrado da Instituição, dos nomes dos prováveis formandos;
  • Entre o encerramento do período letivo e a colação de grau, a Instituição deverá encaminhar ao CRQ-IV uma relação com os nomes daqueles que efetivamente concluíram o curso;
  • Após o recebimento dessa relação, o CRQ-IV/SP emitirá as licenças provisórias e as encaminhará à Instituição para que sejam entregues aos formandos durante a cerimônia de colação de grau;
  • Em até 15 dias após a cerimônia, a Instituição deverá encaminhar ao Conselho os históricos escolares com carga horária e os respectivos atestados de conclusão. No comunicado, precisará informar que os diplomas estão em fase de registro.

Caso não localize sua Instituição de Ensino, veja o tópico “Para se cadastrar como Instituição de Ensino Parceira”.

Instituições Parceiras e Mediadores

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS MEDIADORES
CENTRO EDUCL E TEC DE ARARAQUARA-CETEC PATRICIA ROBERTA DAMETTO LEVADA
CENTRO ED PROFL DE INDAIATUBA-CEPIN MARTA ELIZA BERGAMO
CENTRO UNIV DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS GABRIEL INÁCIO PONTIN
CENTRO UNIV PADRE ANCHIETA – UNIANCHIETA NATÁLIA SCHINETZLER FERREIRA
CEPROCAMP THAYNÁ CYBELE UJIMORI SALETTI DE FARIAS
COLÉGIO ALEM LISSA ALEM ROSA DE OLIVEIRA CARNEIRO
COLÉGIO ALEM CELIA MARIA ALEM DE OLIVEIRA
COL ANTARES FAEC AMANDA VIDAL SOARES MASSUCHETTO
COL BARÃO DE MAUÁ ANGELA APARECIDA FREITAS FONTINELI
COLÉGIO T C ATHENA JAIME TADEU ANTUNES DOS SANTOS
COL TEC NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ADEMIR APARECIDO DE ALVARENGA
COLÉGIO TÉCNICO SÃO ROQUE – COTEC ADILSON DE CAMARGO OLIVEIRA
COMPLEXO EDUCACIONAL EDUQ ELAINE CRISTINA BUCIOLI
EMEF E TÉCNICA DE QUÍMICA DE LUIZ ANTÔNIO LUÍS HENRIQUE SASSA
ESC SENAI ALMIRANTE TAMANDARÉ MARINA GRACINDA MODESTO CAMPOS
ESC SENAI DR CELSO CHARURI ADRIANI DAROLD REBOLÇAS
ESC SENAI HORÁCIO AUGUSTO DA SILVEIRA JANAINA MAINARDI
ESC SENAI MARIO AMATO MARINA GRACINDA MODESTO CAMPOS
ESC SUP AGRIC LUIZ DE QUEIROZ – ESALQ/USP MARCOS YASSUO KAMOGAWA
ESCOLAS PADRE ANCHIETA FLÁVIO GRAMOLELLI JUNIOR
ETEC BENEDITO STORANI FELIPE DE JESUS PIAZZAROLI
ETEC BENEDITO STORANI IGOR ANDREATI SANTOS
ETEC CARAGUATATUBA MICHELLE SIMÕES DE REZENDE QUEIROZ
ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO WILLIANS DOUGLAS SOARES
ETEC CONSELHEIRO ANTONIO PRADO MARTHA MARIA ANDREOTTI FAVARO
ETEC CORONEL RAPHAEL BRANDÃO MARCO ANTONIO MODENE JUNIOR
ETEC DE LINS MARIA SILVA PAULINO BARBOSA
ETEC DE PRAIA GRANDE CIBELE SCHMIDTKE SILVA
ETEC DE SÃO SEBASTIÃO SONIA VALÉRIA DA SILVA
ETEC DE SÃO SEBASTIÃO MARIA LUIZA ROSELLI GARCEZ DOS SANTOS
ETEC DE SAPOPEMBA LILIAN DE SOUZA RIBEIRO
ETEC DE SUZANO CESAR TATARI
ETEC DEPUTADO SALIM SEDEH JULIANE CRISTINA MOLENA
ETEC DR ADAIL NUNES DA SILVA LIDIANE CRISTINA PAVARINA
ETEC DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO ANIÉLI CAMILA ARTILHA LEITE
ETEC ELIAS NECHAR GUSTAVO STAIPAT VIANA
ETEC FRANCISCO GARCIA CINTIA BAZANA
ETEC GETULIO VARGAS ANGELICA GAJEWSKI PIATEK
ETEC IRMÃ AGOSTINA KLAUSS ENGELMANN
ETEC JOÃO BELARMINO TIAGO FERREIRA DE OLIVEIRA
ETEC JOÃO BELARMINO LUANA DAL’BÓ
ETEC JOÃO ELIAS MARGUTTI GILBERTO MARTIN
ETEC JOÃO MARIA STEVANATTO JOSIANE DA LUS PADAVINI DA SILVA
ETEC JULIO DE MESQUITA MAGALI CANHAMERO
ETEC LAURO GOMES ANA PAULA RUAS DE SOUZA
ETEC MAIRINQUE JEAN CESAR BENASSI
ETEC MARTINHO DI CIERO SIMONI MICHETI GERALDO
ETEC PEDRO D’ARCÁDIA NETO PATRICIA CAVANI MARTINS DE MELLO
ETEC POLIVALENTE DE AMERICANA DENISE APARECIDA IVERSEN ROSADA NOGUEIRA
ETEC PROF ARMANDO JOSÉ FARINAZZO TAIS BATISTA MARINO
ETEC PROF NAIR LUCCAS RIBEIRO LEILA TAVARES SALES
ETEC PROFª CARMELINA BARBOSA WILLIAM FELIPE DOS SANTOS
ETEC PROFESSOR RODOLPHO JOSÉ DEL GUERRA PATRÍCIA LORENCINI
ETEC RAPOSO TAVARES RENATA GNECCO
ETEC SALES GOMES JOSE BENEDITO MENEZES
ETEC TIQUATIRA DANIEL FONTANESI ROSSI
ETEC TRAJANO CAMARGO JOÃO AUGUSTO MONTESANO
ETEC TRAJANO CAMARGO RICARDO FRANCISCHETTI JACOB
FAC DE TECNOLOGIA DE MARILIA – FATEC PAULO SÉRIO MARINELLI
FAC DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA – FATEC GISELE GONÇALVES BORTOLETO
FAC DE TECNOLOGIA DE PRAIA GRANDE – FATEC WALDEMAR ALVES RIBEIRO FILHO
FAC DE TECNOLOGIA SENAI MARIO AMATO MARINA GRACINDA MODESTO CAMPOS
FACS INTEGRADAS MARIA IMACULADA MOACYR RODRIGO H. DE ALMEIDA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JABOTICABAL – NILO DE STÉFANI MARCELO HENRIQUE ARMOA
INSTITUTO BEZERRA DE MENEZES – IBEM DANIELE GENI FERNANDES
IFSP DE MATÃO VANESSA PAULA CAMPOS
IFSP DE SERTÃOZINHO RUBENS FRANCISCO VENTRICI DE SOUZA
INST MUNIC ENS SUPERIOR DE ASSIS – FEMA ÉLCIO HENRIQUE ALVES DOS SANTOS
PONTIFÍCIA UNIV CATÓLICA DE CAMPINAS PUCC BETÂNIA HOSS LUNELLI
SENAC – CENTRO DESENV PROFL BELARMINO MORAES ARRUDA DANIELE TOMAZ
SENAC – CENTRO DESENV PROFL CASTRO MENDES LISANE PEREIRA COLOMBANO
UNESP – SOROCABA MARCOS DIONIZIO SILVA
UNIV CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL – SÃO MIGUEL PAULISTA ADRIANO SARTORI
UNIV FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCAR GIOVANNI PIMENTA MAMBRINI
UNIV DE SOROCABA – UNISO JULIANA DE OLIVEIRA SOARES SILVA MIZAEL
UNIV METROPOLITANA DE SANTOS-UNIMES ÉRIKA COELHO D´ANTON REIPERT
UNIV PRESBITERIANA MACKENZIE EDGARD ANTONIO FERREIRA
UNIV SÃO FRANCISCO ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI

Informações Adicionais:

Para esclarecer dúvidas ou obter outras informações, entre em contato com a área de Apoio às Instituições de Ensino, da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV/SP, pelos telefones: 11 3061-6029/6070 ou pelo e-mail atendimentoescolas@crqsp.org.br.

Compartilhar