Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/conselho-e-sbq-formalizam-parceria/>.
Acesso em 17/04/2024 às 06h12.

Conselho e SBQ formalizam parceria

Conselho e SBQ formalizam parceria

Objetivo é divulgar trabalhos de jovens pesquisadores no Projeto Inspiração

16 de março de 2023, às 17h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Comitê de jovens pesquisadores fará lives, transmitidas pelo canal do Conselho no YouTube,  como parte do Projeto Inspiração

 

A parceria fechada em janeiro deste ano para a realização do Projeto Inspiração foi oficializada na última segunda-feira (13/03) pelos presidentes do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Shirley Nakagaki Bastos. Foi durante uma reunião on-line, que contou também com a participação do Secretário Geral da SBQ, Luiz Lopes, e da Coordenadora do Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ, Eduarda Moreira. Os dois presidentes oficializaram o Termo de Cooperação Técnica para que o Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ trabalhe em conjunto com os organizadores do Projeto Inspiração, mantido pelo CRQ-IV/SP.

O “Projeto Inspiração – Jovens Pesquisadores” consiste em lives transmitidas pelo do CRQ-IV/SP na última terça-feira de cada mês, das 19h30 às 21h00, para divulgação de pesquisas sobre a química. Ficou definido que o Comitê irá sugerir os nomes dos participantes e o CRQ-IV/SP fará a divulgação e produção da live. A parceria tem validade para todo o ano de 2023.

A importância dos jovens na ciência – Aislan Balza, um dos coordenadores das Comissões Técnicas do CRQ-IV, fez um histórico de como a parceria foi iniciada com o grupo da SBQ e disse que é uma honra trabalhar em conjunto com o comitê.

A presidente Shirley Nakagaki Bastos agradeceu ao Conselho pela iniciativa e lembrou que é por meio dos jovens que a SBQ vai chegar no futuro. Já o Secretário-geral da SBQ, Luiz Lopes, ressaltou a importância das parcerias com os Conselhos Regionais de Química e destacou o papel do Comitê de Jovens Pesquisadores para a própria SBQ. Eduarda Moreira falou da importância de popularizar a ciência por meio dessa plataforma aberta [o YouTube]. Ela revelou que há grande interesse dos pesquisadores de todo o Brasil em participar das lives.

O presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, afirmou que teve especial prazer em assinar o termo de colaboração com a SBQ, que apoia essa iniciativa plenamente e disse estar certo de que a cooperação se tornará eterna. Em sua opinião, a SBQ é uma entidade que deveria estar representada dentro no CRQ-IV/SP e também no Conselho Federal de Química (CFQ). “Estou muito feliz que vocês estão conosco agora”, ressaltou.

Viertler lembrou que durante muitos anos participou da direção da SBQ: foi presidente de 1994 a 1996, além de vice-presidente, tesoureiro e membro do Conselho Consultivo.

Durante a reunião, os dirigentes da SBQ abriram a possibilidade de o CRQ-IV/SP apoiar outra iniciativa: o concurso nacional de redações, voltado ao ensino médio. De acordo com Shirley Nakagaki Bastos, é uma iniciativa em que participam estudantes de escolas de todos os estados do Brasil. O Sistema CFQ/CRQs já está apoiando o concurso, bem como a 46ª Reunião Anual que a entidade promoverá de 28 a 31 de maio em Águas de Lindóia/SP.

 

Compartilhar