Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/projeto-inspiracao-ocorrera-em-parceria-com-o-comite-jovens-pesquisadores/>.
Acesso em 23/05/2024 às 07h20.

Projeto Inspiração ocorrerá em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores

Projeto Inspiração ocorrerá em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores

O grupo será responsável por indicar os palestrantes das lives

17 de janeiro de 2023, às 11h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foto: Unsplash

A partir deste mês de janeiro, o Projeto Inspiração, que consiste em lives no canal do CRQ-IV/SP no YouTube, será realizado em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JPSBQ). Com a parceria, o comitê será responsável por indicar os palestrantes das lives. Desde 2021 o Projeto Inspiração abre espaço para profissionais da área química falarem sobre suas experiências e vivências, auxiliando estudantes de nível técnico e superior a evoluírem na carreira e descobrirem novas perspectivas profissionais.

A coordenadora do comitê, Eduarda Antunes Moreira, considera a parceria uma importante oportunidade para a divulgação do trabalho de jovens cientistas Químicos e Químicas espalhados pelo Brasil, além de explicitar a diversidade de possibilidades que a formação em Química pode oferecer. Segundo ela, esta também pode ser uma oportunidade de aproximar o grande público da ciência de qualidade desenvolvida no país.

Os jovens cientistas são convidados a compartilhar com o público uma visão geral de sua trajetória acadêmica, suas vivências profissionais, além da linha de pesquisa em que atuam. Segundo Eduarda, eles já demonstram bastante interesse em participar das lives e consideram o projeto uma ótima oportunidade de divulgação de suas pesquisas.

Para o coordenador das Comissões Técnicas do CRQ-IV/SP, a parceria é de extrema relevância, já que por meio das lives mensais e da explanação dos projetos de pesquisa, a sociedade poderá conferir de perto como o trabalho dos profissionais da Química impactam positivamente o dia a dia de todos.

“Esta iniciativa também será uma oportunidade para que os jovens pesquisadores sejam reconhecidos pelo seu trabalho, destacando o papel fundamental dos profissionais da Química na indústria, pesquisa & desenvolvimento e nos mais diferentes setores, valorizando o excelente trabalho realizado por estes profissionais e incentivando que novos jovens e adultos escolham seguir uma carreira na área da Química”, disse Balza.

O próximo encontro do Projeto Inspiração será no dia 31 de janeiro, com a Profa. Dra. Vanessa Alves, da Universidade Federal de Catalão, e com o Prof. Dr. Rodolfo Fiorot, da Universidade Federal Fluminense (veja aqui). Os convidados de fevereiro são a Profa. Dra. Vanessa do Nascimento, da Universidade Federal Fluminense, e o Prof. Dr. Luan Fonseca, da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. As lives são realizadas na última terça-feira de cada mês, sempre às 19h30.

O comitê Jovens Pesquisadores representa pesquisadores em início de carreira associados à SBQ, e reúne estudantes de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, pós-doutorandos e pesquisadores já atuantes no mercado de trabalho, tanto em instituições públicas ou privadas quanto acadêmicas ou empresariais. No biênio 2022-2024 o comitê tem como coordenadora Eduarda Antunes Moreira, como vice-coordenadora Helena Mannochio Russo e como secretária Vanessa do Nascimento.

Segundo a coordenadora, poderão participar das lives os jovens pesquisadores que possuem até 10 anos de conclusão do doutorado, incluindo pós-doutorandos/as, pesquisadores/as e professores/as em início de carreira.

Compartilhar