Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/ato-na-alesp-comemora-dia-do-profissional-da-quimica/>.
Acesso em 18/05/2024 às 19h57.

Ato na Alesp comemorará Dia do Profissional da Química

Ato na Alesp comemorará Dia do Profissional da Química

Evento pretende reunir em torno de 150 profissionais, estudantes e seus familiares

14 de junho de 2023, às 9h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Imagem de zaozaa09 no Freepik

 

O CRQ-IV/SP promoverá na próxima sexta-feira, dia 16/06, às 19h, um ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para celebrar o Dia do Profissional da Química. Apoiado pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, que viabilizou junto à direção da Alesp a cessão do auditório Paulo Kobayashi, o evento se destinará a apresentação, pelo presidente Hans Viertler, dos principais resultados do Conselho no último ano, entrega de prêmios e homenagens a profissionais que vêm colaborando com o Conselho nos últimos anos. Como o espaço é limitado, apenas portadores de convites previamente enviados pelo Conselho poderão participar.

O Dia do Profissional da Química é oficialmente comemorado em 18 de junho. Trata-se de uma referência à data de publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A lei veio para regulamentar o exercício profissional, que deixou de ser feito pelo Ministério do Trabalho e passou a ser realizado por Profissionais da Química eleitos para dirigir os Conselhos.

Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química, que orientam suas ações nas resoluções normativas e ordinárias publicadas pelo Conselho Federal de Química, que tem sede em Brasília. Estima-se que existam no País cerca de 216 mil profissionais e 47 mil empresas registrados.

O Conselho Regional de Química – IV Região/SP (CRQ-IV/SP), responsável pela fiscalização no Estado de São Paulo, é o maior do País. Nele estão registrados mais de 95 mil profissionais e 14 mil empresas.

Além da função legal de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRQ paulista desenvolve diversas atividades destinadas principalmente a contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais. Para isso, promove palestras e cursos gratuitos sobre os mais variados segmentos da química, além de firmar parcerias que possibilitam a concessão de bolsas de estudos em cursos intensivos e até mesmo de pós-graduação.

O CRQ de São Paulo também atua fortemente junto às instituições de ensino que oferecem cursos técnicos e de nível superior. Esse trabalho vai desde a discussão de grades curriculares até a certificação dos cursos por meio do Selo de Qualidade CRQ-IV. Esse Selo é uma forma de reconhecer os cursos baseados em projetos administrativos e pedagógicos que contribuem decisivamente para uma formação mais adequada e com isso podem ampliar o grau de empregabilidade de seus alunos.

No ato solene do dia 16/06, a entidade entregará o Prêmio CRQ-IV a alunos de cursos técnicos e superiores da área química que inscreveram trabalhos para edição deste ano. Clique aqui para mais detalhes. E em parceria com a seção paulista da Associação Brasileira de Química, também serão homenageados os estudantes mais bem classificados na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo de 2023.

 

Compartilhar