Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/divulgados-os-vencedores-do-premio-crq-iv-de-2023/>.
Acesso em 23/05/2024 às 07h21.

Divulgados os vencedores do Prêmio CRQ-IV de 2023

Divulgados os vencedores do Prêmio CRQ-IV de 2023

6 de junho de 2023, às 13h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Em sessão plenária extraordinária no dia 30 de maio, realizada por videoconferência, foram divulgados os ganhadores do Prêmio CRQ-IV deste ano.

Na categoria Química de Nível Superior, o trabalho vencedor foi Detecção eletroquímica na ponta dos dedos: sensor em luvas para aplicações forenses e ambientais. A pesquisa foi elaborada pelas alunas Paula Cristine Rocha Corsato e Mayra Venturini Paschoarelli, sob a orientação do professor William Reis de Araújo, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

 

Mayra Paschoarelli (E) e o orientador William Reis Araújo. No destaque, e no centro da foto Paula Corsato mostra a luva desenvolvida pelo grupo

 

Já na categoria Química de Nível Médio (cursos técnicos), o ganhador foi o trabalho Titulador automático controlado por Arduino®, de autoria de Vinícius Bellini Batistelli, Paulo Sergio de Souza Santos e Rafael Carvalho Souza. Eles foram orientados pelos professores Fábio Rizzo de Aguiar e Thais Taciano dos Santos, da Escola Técnica Estadual Irmã Agostina, da Capital, pertencente ao Centro Paula Souza.

 

Da esquerda para a direita, o orientador Fábio Rizzo de Aguiar, os alunos Vinícius Bellini Batistelli, Rafael Carvalho Souza e Paulo Sergio de Souza Santos e a orientadora Thais Taciano dos Santos

 

Não houve vencedor na categoria Engenharia da Área da Química porque apenas dois trabalhos foram inscritos. De acordo com o regulamento deste ano, cinco era o número mínimo exigido.

Alesp – Os autores dos trabalhos vencedores em cada categoria receberão um certificado e a importância total de R$ 6 mil, que deverá ser dividida entre eles. Desse valor serão descontados os impostos pertinentes. Já os orientadores também receberão um certificado e a importância de R$ 4 mil. Também aqui, quando for o caso, o prêmio em dinheiro deverá ser rateado entre os orientadores.

Os representantes das escolas de origem dos vencedores receberão um certificado.

A entrega do Prêmio CRQ-IV será no dia 16 de junho no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), durante a solenidade que comemorará ao Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho. A cerimônia terá início às 19 horas e o Conselho enviará convites. O evento será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube.

Também será feita durante a cerimônia uma  homenagem aos profissionais que participaram (ou ainda participam) das Comissões Técnicas da entidade. A primeira delas – a Comissão Técnica de Química Farmacêutica – foi criada há 20 anos e ainda está em atividade. Atualmente o Conselho conta com 16 Comissões que tratam de temas que vão desde melhorias no ensino técnico e superior, cosméticos, alimentos e bebidas, saneantes, energia, meio Ambiente. Além de auxiliar o Plenário do Conselho em suas áreas de especialidades, as comissões promovem cursos, lives e publicam materiais didáticos. Clique aqui para saber mais sobre esses grupos de trabalho.

Olimpíada – Na mesma cerimônia do dia 16 de junho ocorrerá a entrega dos prêmios aos estudantes que participaram da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), competição acadêmica promovida pela seção paulista a Associação Brasileira de Química e que teve como tema da redação Vidros: da química básica às aplicações tecnológicas. A principal novidade deste ano da OQSP foi a premiação de dois estudantes de escolas públicas e dois de escolas privadas.

Compartilhar