Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/yvonne-mascarenhas-recebe-premio-da-sbpc/>.
Acesso em 20/07/2024 às 15h38.

Yvonne Mascarenhas recebe prêmio da SBPC

Yvonne Mascarenhas recebe prêmio da SBPC

Aos 92 anos de idade, pesquisadora continua atuante na USP de São Carlos

24 de janeiro de 2024, às 10h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Foto: Divulgação

A química Yvonne Mascarenhas é uma das três vencedoras do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” outorgado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nesta edição premiou “Mulheres cientistas”. A pesquisadora foi contemplada na área de “Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 06 de fevereiro, às 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

Yvonne Mascarenhas foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 1956), e é uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP), que em 1994 dividiu-se, originando o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP).

Dentre as dezenas de homenagens e distinções que recebeu em sua carreira, destaca-se a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, na área de Química, recebida em 1998, e a criação do troféu “Yvonne Primerano Mascarenhas”, instituído pela Prefeitura Municipal de São Carlos, outorgado anualmente ao Jovem Pesquisador contemplado como prêmio “Ciência e Tecnologia de São Carlos”.

Aos 92 anos continua atuante, como coordenadora do Núcleo de Difusão Científica como o Apoio à Educação, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos e como colaboradora e professora aposentada em exercício, no Instituto de Física de São Carlos.

Clique aqui para mais informações.

Com informações da USP de São Carlos e da SBPC

Compartilhar