XI Fórum de Ensino Superior
XI Fórum de Ensino Superior
Com transmissão pelo YouTube, evento discutirá amanhã (4) a inclusão de PcDs no ensino de Química3 de outubro de 2024, às 16h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A 11º edição do Fórum de Ensino Superior da Área Química será promovida pelo CRQ-SP nesta sexta-feira, 4 de outubro. Organizado pela Comissão Técnica de Ensino Superior, o evento se propõe a ampliar a discussão sobre a presença de PcDs nas Instituições de Ensino e as dificuldades dos mesmos associadas especificamente aos cursos de Química. A discussão do tema é de grande relevância, pois envolve a busca pela igualdade de oportunidades educacionais para todos os estudantes, independente de suas limitações físicas, sensoriais, intelectuais ou múltiplas.
Ao final da live, o participante será capaz de identificar PcDs por meio de suas carteiras de identificação e dos cordões específicos para deficiências invisíveis, como TEA, TDAH e AH/SD. Além disso, terá uma compreensão mais profunda sobre como apoiar pessoas com deficiências físicas e ocultas. Entenderá o processo de inclusão no ensino de Química para diferentes tipos de PcDs, ampliando seu conhecimento sobre essa diversidade. A live também proporcionará a oportunidade de refletir sobre diferentes perspectivas, ao ouvir docentes e discentes compartilharem suas experiências como PcDs no curso de Química. Por fim, o participante compreenderá a importância da responsabilidade social em promover a inclusão, visando à equidade e à redução dos altos índices de evasão e das baixas taxas de ingresso de PcDs nos cursos de Química.
O encontro será realizado às 14h, pelo canal do Conselho no YouTube. Quem acompanhar a transmissão ao vivo e for inscrito no canal, terá direito à certificado.
Palestrantes:
– Eduardo Bessa Azevedo – Professor e pesquisador do Instituto de Química de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Química (1991) e Licenciatura em Química (1993) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamentos de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: POAs.TiO2, corantes, ecotoxicidade, micro-ondas e quimiometria. É PcD físico.
– Fabiana Manarelli – Estudante do 7º período do curso de Bacharelado em Química pela UFSCar, campus São Carlos. Foi estudante de iniciação científica com o projeto “Produção de embalagens iodegradáveis a partir de subprodutos do processamento de frutas”. Hoje, é estagiária da EMBRAPA – São Carlos na área de economia circular e sustentabilidade. É PcD com deficiências ocultas (TDAH).
– Gabriela Neuber – É mestre em Neurociência e Comportamento (UFPA), possui especialização em Neuropsicologia e em Gestal-terapia. Autista e idealizadora do perfil @espectrando_consciente (Instagram e Youtube). Atua como psicóloga clínica há 17 anos.
Mediação:
– Maria da Paz Ferreira do Nascimento – É Potiguar e mãe atípica, Química Bacharel (UFRN), mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPE) e doutoranda em Biotecnologia em Saúde (RENORBIO/ UFRPE/ UFSCar). É membro da Comissão Técnica de Ensino Superior do CRQ-SP. Atua na área de Química de produtos naturais e desenvolvimento de novos fármacos. Possui experiência como docente em Química Orgânica, Síntese e Planejamento de Fármacos, Fitoquímica e Farmacognosia.