Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/workshop-comemora-os-50-anos-do-grupo-de-eletroquimica-do-iqsc/>.
Acesso em 20/07/2024 às 14h53.

Workshop comemora os 50 anos do Grupo de Eletroquímica do IQSC

Workshop comemora os 50 anos do Grupo de Eletroquímica do IQSC

Evento acontece amanhã, 28, com apresentação de seminários e convidados estrangeiros

27 de novembro de 2023, às 17h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) realiza no próximo dia 28, Workshop comemorativo de aniversário do Grupo, com apresentação de seminários e convidados estrangeiros.

Há meio século, o Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) foi concebido sob a liderança do professor Ernesto Rafael González (falecido em 2020). Desde então, a produção de conhecimento científico e a formação de recursos humanos altamente qualificados sempre foram pilares na atuação do grupo, conferindo-lhe destaque no cenário científico nacional e internacional.  Um dos dados que comprova a excelência é o fato de que  7 cientistas que atuam ou atuaram no Grupo figuram no último ranking internacional de cientistas do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicado este ano, na categoria que avalia o impacto do trabalho de pesquisadores ao longo da carreira.

No cerne das investigações do Grupo estão os sistemas de conversão de energia eletroquímica, tanto de química para elétrica como vice-versa, as reações envolvidas estão principalmente relacionadas com os ciclos da água e do dióxido de carbono.

Os dispositivos estudados abarcam uma gama diversificada: células a combustível (hidrogênio/dioxigênio, etanol/dioxigênio, glicerol/dioxigênio, entre outras), baterias de metal/ar e dispositivos eletroquímicos destinados à produção de hidrogênio, bem como ferramentas para a geração de combustíveis orgânicos a partir de dióxido de carbono. Nestes sistemas eletroquímicos são estudados tanto aspectos fundamentais envolvendo a cinética eletroquímica em sistemas modelo quanto aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento desses dispositivos.

A equipe de técnicos especializados, colaboradores temporários como pós-doutorandos, alunos de pós-graduação e de graduação é atualmente liderada pelos professores doutores: Edson Antonio Ticianelli, Germano Tremiliosi Filho, Hamilton Varela, Fábio Henrique Barros de Lima e Joelma Perez e conta também com os técnicos especializados:  Jonas Garcia Ferreira, Mauro Roberto Fernandes e Valdecir A. Paganin.   Também integraram o quadro de profissionais do IQSC-USP junto ao Grupo de Eletroquímica, como pesquisadores: Prof. Dr. Francisco Carlos Nart (1987 até 2006 – falecido);  Prof. Dr. Roberto Manuel Torresi (1994 até 2002 – transferiu-se para o Instituto de Química da USP, em São Paulo);, Profa. Dra. Teresa Benita Iwasita de Vieltich (1999 até 2007 – aposentou-se); Dra. Martha Janete de Giz (1987 até 2007 – transferiu-se para Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Dr. Paulo Roberto Sobreira Beatrice (1968 até 2018 – aposentou-se) e Dra. Maria Isabel Caires (1986 até 2001 – desligou-se).

Confira a programação:

Inscrições: no site do IQSC

 

Fonte: IQSC USP

Compartilhar