Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/validacao-de-metodos-analiticos/>.
Acesso em 30/07/2025 às 19h08.

Validação de métodos analíticos

Validação de métodos analíticos

Live abordou noções básicas da validação dentro de um laboratório

14 de julho de 2025, às 16h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A validação de métodos analíticos é uma etapa fundamental para garantir a confiabilidade, precisão e reprodutibilidade dos resultados em laboratórios de todas as áreas da Química.

Para abordar os fundamentos e esclarecer dúvidas em relação ao tema, o CRQ-SP promoveu nesta segunda feira, em seu canal do YouTube, uma live com a química Ingrid Ferreira Costa. Ela é especialista em Saneamento Básico e Meio Ambiente e Auditora em normas do Sistema de Gestão da Qualidade.

Ingrid afirmou que a validação de métodos analíticos é complexa, sendo por isso necessária alguma experiência em laboratório para resolver questões práticas que surgirão durante o processo.

No início da live ela falou sobre o conceito de adequabilidade analítica, que é um conjunto de fatores que vai indicar se aquele determinado método vai produzir resultados confiáveis para uma aplicação específica.

A seguir detalhou o conceito de adequabilidade analítica, que inclui a calibração de equipamentos e vidrarias, a referência dos métodos a serem adotados e a qualificação dos equipamentos, entre outros quesitos.

Explicou o que é validar um método e se ele vai chegar a resultados precisos e confiáveis. Mostrou os parâmetros de desempenho dos métodos e as formas de selecionar os parâmetros necessários para cada caso. Mostrou como realizar o planejamento da validação, que começa pelo estabelecimento do objetivo e escopo do método.

A seguir, mostrou uma tabela com parâmetros de validação conforme o tipo de ensaios e explicou as etapas práticas de como realizá-los. Depois apresentou a norma da Anvisa RDC 166/17 também com parâmetros da validação analítica e suas características e falou sobre alguns guias para consulta sobre validação, como a Coletânea do MAPA, muito utilizada, e os guias da IUPAC e da Eurachem.

Abordou questões práticas em laboratório para preparar as amostras e deu o exemplo de análises em laboratório para quantificação do percentual de vitamina C em suco de laranja e da importância de fazer o preparo da amostra de forma simples. Depois falou do estudo dos parâmetros, da seletividade e da especificidade do método.

Ingrid abordou a questão da seletividade para métodos quantitativos, com interferentes conhecidos, e a seletividade para métodos quantitativos aplicada para amostras complexas e o limite de detecção, o limite de quantificação e os tipos de erros que ocorrem.

Ao final ela abordou a questão da robustez de um método, que avalia sua precisão, e respondeu às perguntas dos participantes.

Ingrid vai ministrar um curso sobre validação a partir de 5 de agosto, para aprofundar todos os temas apresentados na live. As inscrições estão abertas no portal Qualifica do CRQ-SP: https://www.even3.com.br/crqsp_curso-validacao-metodos-analiticos_ago2025-601558/.

Quase 600 pessoas assistiram à live ao vivo. A apresentação está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vqurM8JsRrA.

Compartilhar