Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/tabela-periodica-em-braille/>.
Acesso em 23/05/2024 às 05h48.

CRQ 14ª Região lança primeira tabela periódica em braille do Brasil

CRQ 14ª Região lança primeira tabela periódica em braille do Brasil

Evento aconteceu hoje na Assembleia Legislativa de Roraima. Regional também engloba os estados de Amazonas, Acre e Rondônia

31 de março de 2023, às 18h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Da esquerda para a direita: Gilson Mascarenhas, presidente do CRQ-RR; Olivira Filho, presidente do CFQ; deputada Ângela Águida; Deysiane Silva de Arruda, presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima; e a psicóloga Jussara Barbosa/ Crédito: Divulgação

A primeira tabela periódica em braille do País foi lançada hoje, 31, por iniciativa do Conselho Regional de Química da 14ª Região (AM, AC, RO e RR). O lançamento aconteceu na Assembleia Legislativa de Roraima, durante a realização de uma sessão especial solicitada pela deputada Ângela Águida (PP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso.

Durante a cerimônia, o presidente do CRQ local, Gilson Mascarenhas, disse que a tabela foi idealizada com a finalidade de facilitar o estudo da química, propiciando a inclusão dos deficientes visuais, e informou que ela será disponibilizada gratuitamente para todos.

Para o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, esse é um conhecimento essencial para todos, que precisa ser acessível em todas as formas e para todos os públicos. “Acreditamos que, ao disponibilizar esse material para a sociedade, estamos oportunizando que mais pessoas possam se apaixonar pela Química, conhecer essa Ciência e essa profissão maravilhosa. A partir desse momento, aqui em Roraima, damos mais um passo no futuro, permitindo que a Química seja percebida, sentida e lida pelos deficientes visuais, de forma inclusiva e acessível”, disse.

Também participaram do lançamento representantes de instituições locais, como a chefe do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima, Viviane de Araújo Cardoso; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Cleomar dos Santos; a reitora do Instituto de Educação de Roraima, Elisa Martins; a presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima, Deyseane Silva de Arruda; e o coordenador do curso de Química da Universidade Estadual de Roraima, Evangelista Ferreira de Lima.

Copresi

17ª reunião aconteceu em Boa Vista/ Crédito: Divulgação

A sessão de lançamento da tabela periódica também foi prestigiada pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Química, que desde ontem participam da 17ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs (Copresi), realizada na capital Boa Vista.

Durante as discussões, o presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler, destacou a necessidade de revisão na forma como são concedidas as atribuições dos cursos na área química, especialmente devido à modalidade EAD. Segundo ele, é necessário que os Regionais façam um acompanhamento para identificar polos presenciais que proporcionem a realização de aulas práticas, já que a atividade profissional depende de tais conhecimentos.

Viertler também comentou sobre o acórdão 2402, de 26/10/22, do Tribunal de Contas da União (TCU), que diz que alguns Conselhos Federais, dentre eles o CFQ, devem normatizar instrumentos relacionados às regras de recuperação de créditos e instituir normativos de avaliação da carteira de créditos recebíveis.

Para o presidente do CRQ-IV/SP, este trabalho só será possível em conjunto com os Regionais que possuam prática nesta área. Para isso, é importante a constituição de um Grupo de Trabalho integrado por representantes de alguns CRQs para que o objetivo seja concluído até 26 de outubro, prazo determinado pelo TCU. A importância da ação em conjunto foi reforçada por Leonardo Nunes, controller do CFQ.

O superintendente Wagner Contrera Lopes, que esteve acompanhando o presidente do CRQ-IV/SP durante o encontro, destacou ainda a necessidade de o CFQ desenvolver um material orientativo, voltado aos profissionais que atuam como Responsáveis Técnicos, alertando sobre as atribuições e as implicações legais da função. Além de oferecer gratuitamente um curso sobre o assunto, o CRQ-IV/SP disponibiliza para download o manual Entendendo a Responsabilidade Técnica.

 

 

Compartilhar