Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/superintendente-do-crq-iv-sp-e-homenageado-em-brasilia/>.
Acesso em 21/06/2024 às 20h02.

Superintendente do CRQ-IV/SP é homenageado em Brasília

Superintendente do CRQ-IV/SP é homenageado em Brasília

Engenheiro Químico, Wagner Lopes ingressou no Conselho há 40 anos e desenvolveu toda sua carreira na área de Fiscalização

1 de dezembro de 2023, às 16h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Acompanhado pela equipe do CRQ-IV/SP que participou do encontro encerrado hoje, o superintendente mostra a placa e o certificado que recebeu pelos 40 anos dedicados ao Sistema CFQ/CRQs. Da esquerda para a direita, Luciana Mamede (fiscal), Hans Viertler (presidente), Andrea Mariano (gerente da Fiscalização), Wagner Lopes e Douglas Zenker (fiscal)

 

O Engenheiro Químico e atual superintendente do CRQ-IV/SP, Wagner Contrera Lopes, foi homenageado hoje, em Brasília, no encerramento do 5º Encontro  Nacional de Fiscalização, promovido pelo Conselho Federal de Química (CFQ), por ter completado 40 anos de atuação no Sistema.

A homenagem ao profissional foi organizada pelos conselheiros federais Rodrigo Moura (MG), Wilson Botter (GO), Ubiracir Lima Filho (SP), Jonas Comin (SC) e Franksteffen Silva (MS), integrantes do Comitê de Governança de Orientação e Fiscalização Profissional (CGFISC), o qual Lopes integrou depois de ser eleito conselheiro federal.  Ele recebeu uma placa comemorativa e um certificado de honra ao mérito assinado pelo presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Lopes ingressou no CRQ-IV em 1983, ainda como estagiário, e sempre atuou na Fiscalização. Foi gerente do setor  de 1986 a 2020, período em que desenvolveu vários projetos visando modernizar a área. Foi dele, por exemplo, a proposta e adoção do uso de tablets pelos fiscais, medida que permitiu a atualização on-line dos dados coletados e uma significativa economia de papel. Lopes também desenvolveu iniciativas buscando aproximar o Conselho dos estudantes, profissionais e empresas da área química, promovendo, por exemplo, palestras de orientação profissional em instituições de ensino e levando o Conselho a participar de feiras e outros eventos técnicos.

A convite do atual presidente do Conselho, Hans Viertler, Lopes assumiu a superintendência do CRQ-IV/SP em novembro de 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Apoiado pelos demais gestores, ele vem implementando medidas para elevar a relevância do Conselho para os profissionais e, principalmente, para  a sociedade, que para garantir saúde e qualidade de vida necessita de produtos e serviços químicos eficientes, seguros e que não degradem o meio ambiente.

“Eu recebi essa homenagem com muito emoção, pois ela me dá fôlego para continuar batalhando pelo Sistema. E tenho certeza de que essa conquista serve de incentivo para os meus colegas , pois eles também estão nessa mesma luta pela defesa da nossa profissão e principalmente dos interesses da sociedade”, declarou Lopes ao agradecer a homenagem.

Além da graduação em Engenharia pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz, onde se formou em 1986, Wagner Lopes possui pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ambas de São Paulo.

 

Compartilhar