Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/spq2023/>.
Acesso em 23/05/2024 às 06h03.

Hub de combate à desinformação será lançado nesta quinta

Hub de combate à desinformação será lançado nesta quinta

Programação incluirá a entrega do Prêmio Talentos 2023

12 de junho de 2023, às 10h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

A entrega do Prêmio Talentos e o lançamento a Central de Informações da Química (CIQ), um Hub de combate à desinformação que reúne ações e parceiros que prezam pela verdadeira informação no âmbito do setor, serão as principais atrações do painel desta quinta-feira (22)/06) promovido pelo Conselho Federal de Química para celebrar a Semana do Profissional da Química (SPQ). A transmissão será feita às 19h pelas plataformas digitais do CFQ, no @cfquimica. Este é o link para quem preferir assistir pelo YouTube.

A SPQ começou na segunda-feira (19), com a discussão do tema “Educação e Formação Profissional”. A “Nanotecnologia” foi o foco do painel de terça-feira (20), enquanto “Importância do Profissional da Química em ambientes de assistência à saúde” norteou as discussões na quarta-feira (21). Amanhã, a o painel será sobre “Logística de Produtos Perigosos”. 

A Central de Informações da Química é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em parceria com associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade. A iniciativa começou a ser gestada em 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19.

A partir de denúncias feitas por Profissionais da Química e pela sociedade, o Hub começou como uma forma de combater a desinformação que surgia em meio à doença que vitimou quase 700 mil pessoas só no Brasil. Por meio de uma informação equivocada de uma pessoa que não era da área da Química, afirmando que o álcool em gel não era eficaz para desinfetar superfícies contaminadas pelo vírus, o Sistema enxergou uma oportunidade de combater essa e tantas outras desinformações de forma continuada.

Foi durante a pandemia que surgiram também as conhecidas “misturinhas” caseiras: com a permanência em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas pessoas acreditaram que misturar produtos de limpeza traria mais eficiência na desinfecção de mãos, objetos e superfícies.

Talentos – Em sua segunda edição, o Prêmio Talentos CFQ teve como como tema “Qualidade na área da Química”. Ao todo, oito profissionais da área e três empresas foram selecionados. A cerimônia de premiação será realizada novamente em Brasília (DF), na sede do CFQ. Veja a lista com os vencedores.

 

 

Compartilhar