Sistema solicita apoio ao povo do RS
Sistema solicita apoio ao povo do RS
Distribuição de cartilhas para evitar a proliferação de pragas é a primeira iniciativa6 de maio de 2024, às 15h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Sistema CFQ/CRQs se solidariza com a população do Rio Grande do Sul, que vem passando por dificuldades decorrentes das chuvas e enchentes que persistem em todo o estado, ceifando vidas e causando enormes prejuízos sociais e financeiros.
Neste primeiro momento, o Sistema busca prestar apoio e orientação para o combate às pragas que se proliferaram com mais ênfase em desastres climáticos como este. Para tanto, disponibiliza duas cartilhas desenvolvidas em parceria com a Abipla, Aprag e Sindprag, que orientam sobre a correta higienização dos locais atingidos por enchentes. Clique aqui e aqui para obtê-las.
Paralelamente, a autarquia está estudando outras formas de ajudar a população, como o envio de produtos de limpeza e álcool. Informações sobre esta alternativa serão divulgadas tão logo estejam disponíveis.
Por enquanto, o Sistema CFQ/CRQs sugere aos profissionais, empresas e a sociedade fazerem doações em dinheiro para que os danos causados pela calamidade sejam mitigados. Uma das opções para isso é enviar um Pix de qualquer valor para a campanha SOS Rio Grande do Sul, coordenada pelo governo do estado. Veja as informações na imagem abaixo.
Quem preferir, também poderá enviar uma doação para a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Neste caso, os depósitos podem ser feitos via Pix da Fundação – CNPJ 04.580.781/0001-91 – ou na Conta Corrente: Banco Santander, Agência 1001, Conta 13.000.284-4.
Correios – As agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, já estão recebendo doações para as vítimas das fortes chuvas que caem sobre o estado. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.
No momento, são necessárias doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Os Correios irão doar objetos de refugo que estavam sob sua guarda – encomendas que passaram por todas as tentativas de entrega aos destinatários, não foram procurados por eles, nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, os desabrigados dos municípios gaúchos receberão itens de vestuário e utensílios domésticos.