Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/sistema-defende-inclusao-de-profissional-da-quimica-nas-carreiras-de-saude/>.
Acesso em 03/03/2024 às 12h51.

Sistema defende inclusão de Profissional da Química nas carreiras de saúde

Sistema defende inclusão de Profissional da Química nas carreiras de saúde

Representantes da entidade estiveram hoje na Câmara dos Deputados para reivindicar tal reconhecimento

30 de novembro de 2023, às 17h59 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ao lado do deputado Orlando Silva, o presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler (D), e o superintendente da entidade paulista, Wagner Lopes (E). Na foto também estão, da esquerda para a direita, Renato Melo, gerente executivo do CFQ, o conselheiro federal Ubiracir Lima Filho, e os presidentes dos CRQs II (MG), Wagner Pedersoli,  Luciano Figueiredo de Souza,  XII (GO, TO e DF), e José Ribamar Cabral Lopes, CRQ XI (MA)

 

Integrantes do Conselho Federal de Química (CFQ) foram à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (30) e defenderam que os Profissionais da Química sejam enquadrados na área da saúde. Conselheiros e presidentes regionais se reuniram com o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) na sede do partido para encaminhar a questão.

No encontro, o conselheiro federal e superintendente do CRQ-IV/SP Wagner Contrera Lopes argumentou que o reconhecimento é necessário, pois os químicos estão envolvidos em diversas áreas da saúde pública, uma vez que ramos como a medicina, odontologia e farmácia se valem de produtos químicos em seus procedimentos.

“Esse é um pleito antigo do Sistema CFQ/CRQs. O reconhecimento vai ser muito importante nos lugares onde ele ainda não se aplica para o preenchimento de cargos públicos, beneficiando os Profissionais da Química”, afirmou Lopes.

O conselheiro federal Ubiracir Lima Filho reforçou que a atuação dos Profissionais da Química nas carreiras da saúde favorece a resolução de eventuais problemas em ambientes hospitalares com o uso de produtos químicos “em tempo real, algumas vezes até antecipando aqueles problemas”. “Somos o elo entre desenvolvimento, produção e aplicação de qualquer tipo de produto na saúde, como gases medicinais, insumos farmacêuticos, tecnologias para tratamento de água. Em tudo isso, há o conhecimento químico”, salientou.

A mudança beneficia os Profissionais da Química para compor carreiras de saúde em concursos públicos, por exemplo, e tem potencial de atingir trabalhadores que possuem desde o nível médio até altos níveis de pós-graduação.

“Se nós já estivermos nesses espaços, evitamos acidentes com produtos químicos. Não queremos substituir os outros profissionais, mas incluir essa ferramenta. Em qualquer atividade da área da saúde, nós somos detentores da Ciência que vai fazer funcionar de forma um pouco mais racionalizada aquelas atividades, diferentes outras ciências se alimentam também da ciência química”, disse Lima Filho.

“De maneira alguma se trataria de disputa por espaço, é valorização. O objetivo é a saúde e a defesa da sociedade”, acrescentou Contrera.

Orlando Silva se comprometeu a estabelecer um diálogo entre o CFQ e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). O órgão define a lista de profissões que são incluídas na área da saúde. “Ainda é possível fazer algo até o final do ano. Se receberem bem a ideia, vale a pena fazer uma reunião formal com o presidente do CNS e estabelecer um parâmetro [para a mudança]”, disse o parlamentar.

O presidente do Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II), Wagner Pedersoli, que integra o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), disse que o CFQ vai preparar uma nota técnica para explicar e justificar o posicionamento no CFQ sobre a questão.

“Orlando Silva tem essa disponibilidade de interferir não só na propositura de uma lei, mas diretamente no Conselho Nacional de Saúde em que seria apenas a adição da nossa profissão de químico no rol da saúde”, finalizou Pedersoli.

Clique aqui para ver mais fotos da reunião.

 

Com informações do Conselho Federal de Química
Atualizada em 01/12/2023

 

 

 

Compartilhar