Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/sistema-cfq-crqs-participa-da-47a-reuniao-anual-da-sbq/>.
Acesso em 21/06/2024 às 20h27.

Sistema CFQ/CRQs participa da 47ª Reunião Anual da SBQ

Sistema CFQ/CRQs participa da 47ª Reunião Anual da SBQ

Conselho foi representado por Patrícia Orii, coordenadora das Comissões Técnicas, e pela agente fiscal Luciana Mamede

3 de junho de 2024, às 17h23 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Equipe que representou o Sistema CFQ/CRQs durante a 47ª RABSQ. Foto: CFQ

 

Realizada entre os dias 22 e 25 de maio, em Águas de Lindóia (SP), a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) teve como tema “A centralidade da Química na educação do cidadão e na inovação científica e tecnológica”. O evento contou com a participação de professores, estudantes e pesquisadores de todo o país para debater os desafios e oportunidades enfrentados pela Química em um mundo cada vez mais tecnológico. O CRQ-IV/SP esteve representado por Patrícia Orii, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho, e pela agente fiscal Luciana Mamede.

Durante a solenidade de abertura, os jovens vencedores do concurso de redação promovido pela SBQ foram chamados ao palco para receberem o reconhecimento. Em seguida, ocorreu a entrega da Medalha Simão Mathias à professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jaísa Fernandes Soares.

A palestra de abertura foi conduzida pelo professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Aldo José Gorgatti Zarbin, que também foi agraciado com a Medalha Simão Mathias 2024 pela SBQ. O tema abordado foi a Química Surpreendente dos Nanomateriais em Diferentes Tipos de Dispositivos.

O segundo dia do evento contou com a palestra “Impacto na Química de Ferramentas de Inteligência Artificial e Modelos de Língua em Grande Escala”, ministrada por Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

No período da tarde, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), Paulo Engler, proferiu a palestra “A Importância da Química na Indústria de Saneantes”. Ele destacou os avanços dessa ciência, que impulsionam a inovação dos produtos. Ao final, Engler destacou a ação “Mistura Explosiva”, parceria entre a Abipla e o Sistema CFQ/CRQs, que fornece informações precisas sobre o que é um produto saneante e de que forma ele funciona, em uma linguagem totalmente acessível para a população, além de trabalhar para combater a informalidade no setor.

O terceiro dia da RASBQ foi marcado pelo simpósio “A centralidade da Química na Educação do Cidadão e na Inovação Científica e Tecnológica”. Essa etapa do evento contou com a participação da professora associada do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), Bárbara Vasconcellos da Silva; do Químico Fernando Galembeck, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Passos.

Neste mesmo dia, o jornalista e fundador do Canal Manual do Mundo, no YouTube e no Instagram, Iberê Thenório, ministrou a palestra “Não Existe Pergunta Boba” e falou sobre sua trajetória como criador do canal, onde apresenta vídeos e curiosidades sobre ciência e como a comunicação pode se tornar uma aliada para traduzir a ciência para todo o público.

Na parte da tarde, a SBQ e a American Chemical Society (ACS) premiaram mulheres pelo destaque na área da Química e suas contribuições na área acadêmica. A professora titular do Instituto de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lucia Mascaro, recebeu a premiação em reconhecimento ao seu percurso na academia, com pesquisa voltada à eletroquímica de metais, ligas e semicondutores, sensores eletroquímicos e baterias. Já a professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elisama Vieira dos Santos, recebeu o prêmio em reconhecimento ao seu trabalho como jovem cientista no desenvolvimento de processos eletroquímicos com amplo foco na Química Verde e Ambiental.

O conselheiro federal Ubiracir Lima Filho falou sobre os aspectos regulatórios da cannabis. Foto: CFQ

Participação do Sistema CFQ/CRQs – No último dia do evento, o conselheiro federal e coordenador do GT Cannabis do Conselho Federal de Química (CFQ), Ubiracir Fernandes Lima Filho, conduziu o painel “Aspectos químicos e regulatórios que envolvem a pesquisa e desenvolvimento de derivados da planta cannabis”.

A proposta da palestra foi demonstrar a importância dos insumos da cannabis como prioridade em encontros importantes como a RASBQ, destacando também a relevância para toda a população em aprender aspectos científicos, acadêmicos e políticos sobre a utilização de derivados da planta no país.

Durante a 47ª RASBQ, o CFQ montou um estande para receber estudantes e Profissionais da Química, que tiveram a oportunidade de participar do jogo “Mistura Explosiva” e de dinâmicas interativas realizadas por meio de um totem. Com o projeto “Ouvidoria Itinerante”, o CFQ também pôde prestar informações aos visitantes, tirar dúvidas sobre o processo de registro profissional e explicar as resoluções normativas da entidade para as diferentes modalidades profissionais.

 

 

No estande do CFQ, os visitantes puderam jogar o “Mistura Explosiva”, desenvolvido em parceria com a Abipla. Foto: CFQ
Compartilhar