Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/sistema-cfq-crqs-marca-presenca-na-46a-reuniao-anual-da-sbq/>.
Acesso em 26/04/2024 às 18h29.

Sistema CFQ/CRQs marca presença na 46ª Reunião Anual da SBQ

Sistema CFQ/CRQs marca presença na 46ª Reunião Anual da SBQ

O combate às fake news foi um dos pontos destacados pela conselheira federal Renata Fagury

29 de maio de 2023, às 10h23 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Abertura oficial contou com representantes de entidades parceiras da SBQ/ Foto: CFQ

Começou no domingo (28) o evento que reúne a maior comunidade de químicos(as) do Brasil. A 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) traz como tema “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades” e recebe diversas entidades ligadas ao setor, entre elas o Conselho Federal de Química, representando o Sistema CFQ/CRQs. O evento acontece até o dia 31, em Águas de Lindóia (SP).

Durante a abertura oficial, a conselheira federal e diretora Renata Fagury, em nome do presidente José de Ribamar Oliveira Filho, ressaltou que uma das principais linhas de atuação do Sistema é a abertura do diálogo com a comunidade da Química no Brasil. “Viemos não apenas para ver e sermos vistos. O apreço que a Sociedade Brasileira de Química possui pelas questões da nossa sociedade nos convidam a fazer sempre mais. São valores comuns à SBQ e ao CFQ”, disse.

O combate às chamadas fake news foi lembrado por Fagury. Ela explicou a iniciativa do Sistema CFQ/CRQs de criar a Central de Informações da Química (CIQ), um Hub de Combate à Desinformação que surgiu em meio a denúncias feitas por Profissionais da Química e pela sociedade durante a pandemia de Covid-19.

A iniciativa do Sistema CFQ/CRQs conta com o apoio de diversos parceiros, entre associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade. A conselheira federal fez o convite oficial à presidente da SBQ, Shirley Nakagaki Bastos, para que a entidade também faça parte do Hub – prontamente aceito.

“O Hub de Combate à Desinformação será lançado oficialmente no dia 22 de junho e, desde já, formalmente, deixo aqui o convite oficial para que a SBQ se alie a nós e às instituições parceiras. Acreditamos que a comunidade da Química no Brasil tem como objetivo comum essa causa da proteção da sociedade, da indústria e dos nossos profissionais”, concluiu Fagury.

 

A conselheira federal Renata Fagury falou em nome do Sistema CFQ/CRQs/ Foto: CFQ

 

Concurso Nacional
A abertura também foi palco para o lançamento da segunda edição do Concurso Nacional de Redação da SBQ, destinado a alunos da educação básica, e que tem o CFQ como um dos patrocinadores oficiais. 

Neste ano, o tema será “O papel da Ciência Química na neutralização das desigualdades e na construção de um país mais soberano e sustentável”. Haverá premiação regional e nacional. As inscrições começam no dia 19 de junho e vão até 30 de setembro. A premiação está marcada para maio de 2024, durante a próxima Reunião Anual da SBQ.

Mistura Explosiva
Além de marcar presença em painéis, workshops, palestras e conferências, o Sistema CFQ/CRQs levará à comunidade científica o jogo de tabuleiro Mistura Explosiva em tamanho real. A iniciativa nasceu a partir do workshop “Limpando conceitos, clareando ideias”, em parceria com a Abipla, a partir de denúncias de “misturinhas” caseiras durante a pandemia. 

O Mistura Explosiva funciona com os participantes avançando as casas conforme os pontos do tabuleiro forem indicados pelos dados. No caminho, as cartas do jogo vão oferecendo dicas e informações sobre os riscos de misturas domésticas. O jogo possui ainda QR Codes impressos cuja função é levar conteúdo em vídeo, ampliando o espaço e a variedade de linguagens em que a mensagem é conduzida.

SBQ
O tema da 46ª Reunião Anual da SBQ, “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades”, propõe aos participantes várias reflexões sobre as desigualdades observadas, em diferentes níveis, de como as ciências e principalmente a Química podem contribuir para a sua mitigação. A escolha do tema foi pensada na celebração dos 100 anos das principais teorias ácido-base.

O CRQ-IV/SP também está apoiando o evento. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, estão a gerente de Fiscalização, Andrea Mariano, o conselheiro federal por São Paulo, Ubiracir Fernandes Lima Filho, e Patrícia Orii, coordenadora de algumas das comissões técnicas da entidade.

Representantes do CRQ-IV/SP também participam do evento da SBQ

Com informações do Conselho Federal de Quimica

Compartilhar