Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/sistema-appcc-foi-tema-de-live-no-youtube/>.
Acesso em 24/03/2025 às 02h27.

Sistema APPCC foi tema de live no YouTube

Sistema APPCC foi tema de live no YouTube

Palestra sobre programa de qualidade na produção de alimentos foi acompanhada por mais de 300 pessoas

10 de fevereiro de 2025, às 16h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

O CRQ-SP promoveu nesta segunda feira em seu canal do YouTube a live Introdução ao Sistema APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Trata-se de uma ferramenta de gestão de qualidade da indústria de alimentos. A palestrante convidada foi a cientista de alimentos Daniele Faria, graduada em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP e integrante da Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-SP.

O Sistema APPCC, tradução da sigla em inglês HACCP – Hazard Analisys and Critical Control Points – tem como objetivo identificar pontos críticos em todas as etapas da produção de alimentos para que sejam adotadas medidas corretivas preventivamente.

 

 Certificação e excelência

 

 

Daniele abriu a palestra explicando por que é tão importante ter controle sobre a segurança de alimentos, alertando que não se deve levar nenhum perigo ou doença ao consumidor final. Para exemplificar, mostrou notícias da imprensa sobre produtos variados que foram proibidos pela Anvisa por contaminação. Produtos como água mineral, queijo e molho de tomate tiveram que passar por recall porque colocavam em risco a saúde do consumidor.

A seguir ela explicou que o APPCC foi desenvolvido na década de 1960 nos Estados Unidos, informou como ele foi criado e as vantagens de utilizá-lo, já que o sistema confere  certificação às empresas que o implantaram.

Daniele detalhou tudo o que é preciso para implementar o sistema APPCC, começando pelas Boas Práticas de Fabricação e incluindo sistemas de monitoramento dos processos e análises microbiológicas do produto acabado. Listou os Pré-Requisitos de implantação do APPCC, de acordo com a norma RDC 275, de 2002, da Anvisa, e as etapas de implantação e implementação do sistema.

Afirmou que é fundamental o comprometimento da alta direção da empresa para a implementação do APPCC, já que são necessários recursos e treinamento. “A alta direção tem que ser o exemplo, precisa dar apoio e mostrar comprometimento com a implantação do sistema”. Disse ainda que é preciso avaliar o plano de Boas Práticas de Fabricação, sendo que as correções precisam ser feitas de imediato, o mesmo com as ações corretivas.

Outro item primordial é a capacitação dos recursos humanos para a realização dos monitoramentos do sistema, para fazer as auditorias do plano e as revisões necessárias. Daniele mostrou uma lista de erros na implantação do sistema e os prejuízos que causaram nos 20 anos em que o sistema foi implantado.

Ao final da apresentação, Daniele Faria respondeu às perguntas dos participantes. Mais de 300 pessoas assistiriam a live ao vivo. A palestra está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MZMv4BSNRp8.

Compartilhar