Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/revista-on-line-da-usp-divulga-a-quimica-verde/>.
Acesso em 13/04/2024 às 18h37.

Revista on-line da USP divulga a química verde

Revista on-line da USP divulga a química verde

Publicação do Instituto de Química da USP está disponível para download gratuito

11 de outubro de 2023, às 13h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Publicação explica pesquisas em destaque da área de química – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Em comemoração aos 20 anos da ênfase em Química Ambiental do Instituto de Química (IQ) da USP, a revista Alquimista lançou um número especial sobre o tema da química verde. A revista explica de forma didática para o público o conhecimento científico gerado na área de química, além das atividades do instituto, e está disponível gratuitamente para download neste link.

Com o título Química Verde: A Ciência a Serviço do Planeta, a publicação apresenta uma série de reportagens sobre temas que vão desde sustentabilidade, preservação ambiental e biodiversidade até a degradação de poluentes e o uso da biotecnologia. A edição conta com uma matéria especial sobre a Biblioteca do Conjunto das Químicas da USP, no campus da USP no bairro do Butantã, na capital, que abriga um dos acervos mais ricos na área de química da América Latina.

Borboletas e flores

Uma das matérias aborda um estudo com a participação de pesquisadores do IQ que envolveu a análise de cerca de 2,3 mil espécies de borboletas em 90 países, com o sequenciamento de cerca de 400 amostras de DNA. Durante a pesquisa, eles mapearam as espécies de borboletas no Parque Estadual de Intervales, uma área importante de preservação da Mata Atlântica em São Paulo.

A pesquisa não apenas desvendou a história evolutiva das borboletas, mas também contribuiu para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. O projeto incluiu a criação de um jardim interativo no parque, visando a aumentar a atração da fauna de borboletas e promover a educação ambiental.

Revista explica temas de pesquisa da área de química – Foto: Divulgação/IQ USP

 

Outra reportagem em destaque, intitulada Pigmentos de flores, aborda a pesquisa sobre o uso de pigmentos naturais, como a betalaína, encontrada em plantas como a beterraba e a pitaya, para aplicações tecnológicas. Esses pigmentos têm propriedades de cor, fluorescência e antioxidação que podem ser aproveitadas em diversas áreas, incluindo a criação de sensores, dispositivos eletrônicos e suplementos antioxidantes para combater doenças relacionadas ao estresse oxidativo. No entanto, uma das principais questões é como manter essas propriedades fora do ambiente natural, já que os pigmentos naturais são instáveis em certas condições. Os pesquisadores têm trabalhado no encapsulamento desses pigmentos para estabilizá-los, o que abre portas para aplicações tecnológicas mais amplas. O estudo é feito numa parceria entre o IQ e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A revista ainda aborda os poluentes emergentes em fontes hídricas e como pesquisadores do IQ investigam o uso de processos oxidativos avançados para tratamento de compostos orgânicos recalcitrantes na água.

Outras seções presentes na revista são Aconteceu na Pandemia, IQ na Mídia, Você sabia (sobre o acervo da Biblioteca do Conjunto das Químicas), Para Além da Química e Galeria de Artes do IQ.

A revista Alquimista é produzida pela equipe de comunicação do IQ e tem como editores o professor Hermi Brito e a jornalista Bruna Larotonda Telezynski Lopes.

Para baixar a revista em PDF acesse este link. Para contribuir com a revista envie dicas ou sugestões para o e-mail comunicacao@iq.usp.br.

 

Com informações do Jornal da USP

Compartilhar