Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/revisao-de-quimica-para-vestibulares-e-enem/>.
Acesso em 24/05/2024 às 13h12.

Revisão de química para vestibulares e Enem

Revisão de química para vestibulares e Enem

Professor da Poli participou de live no canal do CRQ-IV/SP no YouTube

28 de agosto de 2023, às 16h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos


O CRQ-IV/SP promoveu nesta segunda-feira em seu canal no YouTube uma live de revisão de Química para os principais vestibulares do Brasil, entre eles o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro foi conduzido por Cesar Augusto M. Castro, que é graduado em Química pela Universidade de São Paulo e desde 2011 acumula experiência como professor em colégios e cursos pré-vestibulares, como o Etapa, Objetivo e o cursinho da Escola Politécnica da USP.

Castro iniciou a palestra fazendo uma análise das questões que mais caíram nas provas em 2022. As áreas mais abordadas foram química ambiental, reações químicas, cálculos e estequiometria; e as menos abordadas foram questões de equilíbrio químico, química orgânica, bioquímica e cinética.

Ele explicou os diversos tipos de reações químicas – de síntese, de decomposição, de simples troca, de dupla troca, de combustão ou queima de materiais -, deu exemplos práticos de como acontecem essas reações e falou das teorias de ácido e base.

A seguir, o professor propôs a resolução de questões que caíram nas provas de vestibulares em 2022 envolvendo temas como química ambiental, estequiometria, cálculos químicos e química da área de saúde, mostrando o passo a passo e a lógica para solucioná-las.

Química ambiental

 

Segundo Castro, a química ambiental é um assunto dominante nas últimas provas. Ela abrange os combustíveis – petróleo, carvão, gás natural, biomassa, biocombustíveis, etc. -, o planeta – a atmosfera, que é o ar; a hidrosfera, que são os mares; e a litosfera, que forma a crosta terrestre – e as reações químicas. Para complementar a discussão, o professor apresentou exercícios práticos abordando questões como contaminação ambiental gerada pela produção agrícola e tratamento de água.

Ao final, Castro respondeu às perguntas dos participantes sobre o modelo de Bohr, os processos de decantação e filtração de água e fez uma rápida revisão sobre equilíbrio químico.

Ele lembrou aos participantes que é importante manter-se bem informado sobre questões atuais e pesquisar sempre em fontes confiáveis, afirmando que hoje as provas de química já não se baseiam tanto em textos memorizados, e sim no raciocínio e em questões importantes da atualidade.

A live está disponível aqui

Compartilhar