Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/reportagem-alerta-sobre-uso-de-cosmeticos/>.
Acesso em 18/05/2024 às 18h36.

Reportagem alerta sobre uso de cosméticos

Reportagem alerta sobre uso de cosméticos

Representante do CRQ-IV/SP advertiu sobre a importância de os consumidores verificarem a procedência do produto

4 de maio de 2023, às 14h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Reportagem veiculada ontem no Jornal da Record enfatizou os riscos que produtos cosméticos, mesmo os legalmente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem provocar em certas pessoas sensíveis a alguns componentes. Aislan Balza, Bacharel em Química e um dos coordenadores das Comissões Técnicas do CRQ-IV/SP, foi um dos entrevistados da matéria. 

Balza disse ser importante que os usuários confiram se o cosmético possui registro na Anvisa e se o Responsável Técnico pelo produto está em situação regular no CRQ-IV/SP. Essas informações podem ser consultadas nos sites dos respectivos órgãos.

O Responsável Técnico é encarregado de realizar testes e zelar pela qualidade do produto ou serviço ofertado à sociedade. Segundo a Fiscalização do CRQ-IV/SP, toda empresa estabelecida no Estado de São Paulo, que explore atividades que requeiram conhecimentos de Química, entre elas o desenvolvimento de produtos cosméticos, deve contar com profissional habilitado pelos conselhos de Química para se responsabilizar tecnicamente pela atividade.

Balza lembrou ainda que é importante estar atento ao rótulo do produto. É nele que constam as instruções de uso, que devem ser seguidas à risca pelo usuário, e outras informações, como o nome e número de registro do Responsável Técnico. As embalagens também podem advertir sobre possíveis efeitos adversos que determinados componentes podem causar. Nesses casos, caberá aos usuários saberem se são ou não sensíveis a tais componentes.

A reportagem faz parte da série “Além da Beleza”, produzida pela emissora paulista. Assista:

 

 

Compartilhar