Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/projeto-explica-as-interfaces-da-carreira-em-quimica-buscando-estimular-ingressantes-e-futuros-alunos/>.
Acesso em 20/07/2024 às 16h28.

Projeto explica as interfaces da carreira em química, buscando estimular ingressantes e futuros alunos

Projeto explica as interfaces da carreira em química, buscando estimular ingressantes e futuros alunos

Videocasts estão sendo produzidos pelo Instituto de Química da USP de Sâo Carlos

19 de março de 2024, às 9h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

Programa está sendo transmito pelo canal do YouTube da instituição

 

No último dia 26/02, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP fez o lançamento do videocast “MolCast”. O projeto, que visa divulgar as atividades do IQSC de forma leve e acessível, foi apresentado pelo Diretor do Instituto, professor Hamilton Varela, durante a programação da Semana de Recepção aos Calouros do IQSC. O lançamento contou com a apresentação de um teaser, gravado a partir de trechos dos episódios desta primeira temporada e a presença de entrevistados.

O MolCast tem como proposta apresentar o IQSC por meio de videocasts, formato amplamente consumido nos dias atuais – especialmente pelo público jovem. Os episódios serão disponibilizados no canal do IQSC no Youtube.

“O MolCast do IQSC foi pensado como forma de compartilhar a nossa paixão pela química com a sociedade. A química como uma ciência central é, ao mesmo tempo, um assunto fascinante e complexo, mas também pode ser intimidante para aqueles que não têm uma sólida formação científica. Por esta razão, o MolCast do IQSC pretende ser uma ótima maneira de tornar a química mais acessível. Educar e informar sobre a química no IQSC, bem como suas interfaces com o premente desejo de mostrar como a química pode ser sustentável, estão no cerne de nossos desejos de construir uma comunidade entusiasmada”, afirma Alberto Montanari, vice-diretor do Instituto .

Segundo ele, “o nosso MolCast poderá incentivar jovens a seguir carreiras em ciência e tecnologia. Principalmente, é claro, com forte embasamento em química. Existem muitas áreas diferentes da química, por isso escolhemos, para iniciar, um nicho pelo qual somos apaixonados: nossos ex-alunos. Em 2023, o curso de graduação em Química completou 50 anos, e para comemorá-lo, a primeira temporada será constituída de episódios que divulguem as percepções de muitos deles”.

A primeira temporada do MolCast tem como tema central os 50 anos do curso de Bacharelado em Química, contando com entrevistas com egressos do IQSC. O primeiro episódio foi disponibilizado a partir do lançamento do projeto; os demais serão publicados semanalmente, às segundas-feiras, a partir das 17h, durante seis semanas, totalizando sete episódios.

O MolCast já tem planejamento definido para as próximas temporadas, que devem abordar temas como apresentação de laboratórios e grupos de pesquisa e sobre a experiência de estudar no Instituto. Com uma proposta inovadora e uma equipe comprometida, o MolCast promete ser uma ferramenta eficaz na divulgação e promoção do IQSC.

Com informações do IQ da USP de São Carlos 
e do Jornal da USP

Compartilhar