Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/prefeitura-de-diadema-e-unifesp-lancam-centro-de-quimica-verde-e-inovacao/>.
Acesso em 18/10/2024 às 09h11.

Conselho prestigia lançamento do projeto I’ Am Verde

Conselho prestigia lançamento do projeto I’ Am Verde

Iniciativa da Prefeitura de Diadema e Unifesp almeja capacitar brasileiros e apoiar projetos em assuntos como a descarbonização

20 de setembro de 2024, às 12h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Teatro Clara Nunes, em Diadema/SP, recebeu evento do projeto I’ Am Verde (foto: equipe de Comunicação do I’ Am Verde)

 

A Prefeitura de Diadema e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançaram, no dia 11 de setembro, o projeto “I’ Am Verde: Inovação aberta para múltiplas aplicações verde”. A iniciativa busca criar um centro interdisciplinar e de referência internacional para o desenvolvimento de tecnologias verdes. O CRQ-IV/SP participou do encontro, sendo representado pela Gerente de Fiscalização Andrea Mariano.

O projeto atuará em quatro grandes áreas: bioeconomia circular, química verde, toxicologia verde e negócios verdes, a fim de promover uma cultura geral em termos de bioeconomia circular, para utilização de matérias-primas de origem natural em ciclos fechados. A iniciativa foi apresentada pelo Profº Dr. Raúl B. Hernandez, coordenador-geral do projeto e docente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) – Campus Diadema.

Durante o encontro, foi anunciado que o I’ Am Verde apoiará de forma gratuita o desenvolvimento de dez propostas direcionadas à descarbonização da indústria brasileira. O apoio também incluirá formação gratuita de profissionais acadêmicos, empresários e sociedade em geral, em temas de inovação aberta e bioeconomia circular.

Participaram do lançamento Felipe Alves, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Adi dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema; Lucia Bueno, Assessora de Desenvolvimento e Economia na Prefeitura Municipal de Diadema; e Aroaldo de Oliveira, Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. Também estiveram presentes representantes do Sebrae, Unifesp Diadema, Senai de Santa Catarina, entre outros.

O projeto é uma parceria interinstitucional e nacional, liderado pela Unifesp, em parceria com a Prefeitura de Diadema, a Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Amazonas, Escola Senai de Mecatrônica “Armando de Arruda Pereira”, Instituto de Tecnologia Ambiental do Senai de Santa Catarina, e das empresas INSIDER, da área de vestuário, e KEMIA, que atua no setor de tratamento de efluentes.

Para mais informações sobre as iniciativas do I’ Am Verde, clique aqui.

 

 

 

Compartilhar