Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/pesquisadoras-da-usp-sao-homenageadas-em-livro-e-documentario/>.
Acesso em 24/05/2024 às 12h48.

Pesquisadoras da USP são homenageadas em livro e documentário

Pesquisadoras da USP são homenageadas em livro e documentário

Obras serão lançadas no dia 11 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

9 de fevereiro de 2023, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Cartaz de lançamento do filme e videodocumentário, que homenageia a memória e trajetória das mulheres cientistas de São Carlos/SP – Foto: Instituto Angelin/Divulgação


No dia 11 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Instituto Angelim – ONG sediada em São Carlos – lançará o livro e o documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias. As obras homenagearão seis pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), entre elas a físico-química Yvonne Primerano Mascarenhas.

“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e, mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade. Os bancos de dados do CNPq e Capes nos levaram a essas mulheres, em áreas diferentes do conhecimento e formação”, explica Mirlene Simões, idealizadora e organizadora do livro e do documentário.

Yvonne foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1956, e uma das fundadoras do Instituto de Química e Física de São Carlos da USP. Grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, aos 91 anos ela ainda é bastante ativa em seus projetos e pesquisas.

O lançamento do livro e do documentário acontecerá no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, a partir das 19h. Para participar do evento, que é aberto ao público, basta se inscrever gratuitamente neste link.

Com informações do Jornal da USP

Compartilhar