Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/perguntas-frequentes-institucional/>.
Acesso em 23/05/2024 às 06h05.

Perguntas Frequentes – Institucional

Perguntas Frequentes – Institucional

O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV/SP) é uma entidade de personalidade jurídica de Direito Público, criada pela Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, com objetivo de zelar pelos interesses da sociedade nas questões que envolvem o exercício profissional na área da Química no Estado de São Paulo.

Para saber mais sobre o CRQ-IV/SP, clique aqui.

A sede do CRQ-IV/SP está localizada na Rua Oscar Freire, 2039, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP 05409-011.

  • Atendimento Virtual: Serviços online – 24 horas. Acesse MeuCRQSP
  • Telefone: 11 3061-6000, de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 15h.
  • E-mail:
  • Presencial: Segunda a sexta-feira, das 9h30min às 15h, mas somente por agendamento prévio. Para saber como proceder, clique aqui.
O DIA DO QUÍMICO é comemorado em 18 de junho, data em que foi promulgada a lei que regulamenta a profissão.

Para saber mais sobre a comemoração do DIA DO QUÍMICO e o Prêmio CRQ-IV/SP, clique aqui.

Conselho Federal de Química, como órgão representativo dos Profissionais da Química no Brasil promulgou a Resolução Normativa Nº. 41 DE 16.01.76 que define a data para o DIA DO QUÍMICO. Para saber mais, clique aqui.

“Ao receber o grau que me confere – NOME DA ESCOLA – prometo dedicar-me com afinco à profissão que escolhi, exercendo-a de modo ético e em respeito a todos os princípios técnicos, legais e morais que a norteiam. A química é a ciência da vida e é com o objetivo de contribuir para o bem comum e para a sustentabilidade do planeta que prometo fazer do meu sucesso profissional um elemento importante para a construção de uma sociedade mais justa”.

Para saber mais sobre o juramento, clique aqui.

São organizações que reúnem profissionais de uma mesma categoria com objetivos e atividades-fim diferentes.

Conselhos Profissionais: São entidade de personalidade jurídica de direito público que fiscaliza o exercício profissional. Os Conselhos Regionais têm a função de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São regulamentados pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior que elabora resoluções para os regionais.

Sindicatos: Defendem os interesses trabalhistas, ou seja, defendem os interesses da categoria nas esferas judiciais e extrajudiciais. Lutam pela melhoria das condições de trabalho, remuneração dos profissionais, defesa da classe, garantindo todos os direitos trabalhistas previstos em lei.

Associações: É uma organização sem fins lucrativos caracterizada pela união de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de conquistar o desenvolvimento mútuo para o segmento que representam. Com o objetivo de agregar profissionais de uma determinada área e buscam aprimorar o conhecimento, promovendo a área de atuação por meio de cursos, congressos, difundindo resultados de pesquisas e inovações.

Compartilhar