Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/palestras-e-dinamicas-fizeram-parte-do-sipat-2024/>.
Acesso em 24/05/2024 às 14h11.

Palestras e dinâmicas fizeram parte do Sipat 2024

Palestras e dinâmicas fizeram parte do Sipat 2024

Organizado pela Cipa, evento debateu assuntos relacionados ao bem-estar do trabalhador

6 de maio de 2024, às 15h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Entre os dias 29/04 e 03/05, os colaboradores do CRQ-IV/SP foram convidados a participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2024), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa). O evento contou com palestras e dinâmicas sobre diferentes assuntos relacionados ao bem-estar do trabalhador.

Ergonomia no Ambiente de Trabalho foi o tema do primeiro dia. A fisioterapeuta e osteopata Estela Vidotto lembrou que uma boa postura ajuda a prevenir lesões imediatas e o desenvolvimento de problemas crônicos ao longo do tempo, além de melhorar a respiração e a circulação sanguínea. Ela falou ainda sobre as melhores posturas a serem adotadas no trabalho e em outras ocasiões, como no momento de dirigir.

No segundo dia do encontro foi a vez de falar sobre Qualidade de Vida, tema conduzido por Danielle Feitosa, que atua como Enfermeira de Família na Amil. Ela ressaltou que a qualidade de vida está relacionada às prioridades individuais de cada um e àquilo que considera como felicidade, e falou sobre como ter uma vida mais satisfatória.

No terceiro dia, a enfermeira oncológica Isabel Maranho falou sobre doenças silenciosas – como diabetes, hipertensão, câncer, depressão, entre outras – e a importância da prevenção. Além de reforçar a necessidade de realizar check-up médico anual, a palestrante falou sobre como gerenciar o estresse, a importância de manter uma alimentação saudável e de realizar exercícios físicos, os riscos do alcoolismo e do tabagismo. Ela alertou ainda sobre sinais e sintomas de algumas enfermidades, como AVC, infarto e pressão alta.

Por fim, Bia Diniz, CEO da ONG Cruzando Histórias, finalizou a programação da Sipat 2024 apresentando o “Stand Up contra assédio nas ruas”, projeto desenvolvido pela L’Oreal Paris. Ela explicou a diferença entre importunação sexual (caracterizada por ocorrer em local público, quando a vítima e o agressor não se conhecem), assédio sexual (ocorre quando o agressor e a vítima possuem uma relação de hierarquia) e assédio moral (exposição da pessoa a situação humilhantes e constrangedora no ambiente de trabalho), e falou sobre como agir ao presenciar ou sofrer qualquer um deles.

Ao longo da semana, os colaboradores também foram convidados a participar de jogos on-line sobre temáticas relacionadas à Cipa e à Sipat 2024 e puderam sugerir frases para representar o evento deste ano. Os vencedores dos jogos, assim como o autor da frase mais votada, foram premiados com brindes.

Compartilhar