Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/nova-gerencia-do-crq-sp-investe-em-comunicacao-inovacao-e-combate-a-desinformacao/>.
Acesso em 21/01/2025 às 07h26.

Nova gerência do CRQ-SP investe em comunicação, inovação e combate à desinformação

Nova gerência do CRQ-SP investe em comunicação, inovação e combate à desinformação

Gerência de Relações Institucionais aposta na credibilidade e no diálogo com os profissionais da química e a sociedade

14 de janeiro de 2025, às 14h05 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A equipe da nova gerência: sentadas, a partir da esquerda, Sabrina Miyazaki e a estagiária Giulia Beites; no meio, a estagiária Vanessa Santana, Patricia Orii, Layanna Machado, Mari Menda. Atrás: o jovem aprendiz Mauricio Terveira, Aislan Balza, Luciana Mamede e Matheus Sousa, estagiário da GTI. Também fazem parte da equipe Carlos de Souza e Márcio Barbosa.

 

Desde o primeiro dia útil de janeiro de 2025, o CRQ-SP conta com uma nova gerência estratégica, a de Relações Institucionais (GRI).

Liderada pelo Bacharel em química e MBA em marketing, Aislan Renato Balza, no CRQ-SP desde 2014, a GRI é composta por uma equipe com 11 profissionais, e tem como objetivo centralizar a comunicação e ampliar a divulgação de todas as ações do CRQ-SP em nível nacional.

A GRI é responsável pela comunicação do CRQ-SP (externa e interna), gestão das Comissões Técnicas, organização de cursos de aprimoramento profissional e pelas lives no YouTube, criação de conteúdos diversos, como notícias e material informativo publicados no site, além da aproximação institucional do CRQ-SP de entidades de interesse em comum, entre outros pontos.

Nesta entrevista, Aislan Renato Balza detalha os objetivos, os desafios e as metas da nova gerência.

Como você enxerga o papel da GRI dentro do CRQ-SP e quais os principais objetivos para este novo ciclo de gestão?

Aislan Renato Balza: A GRI foi criada com o propósito de consolidar a comunicação e as relações institucionais do CRQ-SP, fortalecendo nossa presença junto aos profissionais da química, empresas e sociedade. Um dos nossos objetivos é garantir que as ações do Conselho sejam amplamente divulgadas e compreendidas, promovendo a química como um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e a inovação. Além disso, queremos combater a desinformação e ampliar a confiança em nossa atuação.

Você mencionou desinformação. Como a GRI pretende combater as fake news relacionadas à química e às ações do CRQ-SP?

Aislan: A desinformação é um desafio crescente, e combatê-la exige uma abordagem proativa. Pretendemos intensificar a produção de conteúdos educativos e verificáveis nos nossos canais de comunicação, incluindo redes sociais e o site oficial. Os usuários que consomem nosso conteúdo podem ter certeza de que todo nosso trabalho está embasado em ciência e que foi produzido sob a supervisão de profissionais da química especialistas no assunto. Não há espaço para teorias da conspiração e desinformação, apenas para o que é comprovado cientificamente. Além disso, queremos fortalecer ainda mais nossa relação com veículos de imprensa para que informações técnicas e confiáveis cheguem ao público.

A GRI possui um papel estratégico em projetos e eventos. Quais novidades podemos esperar para 2025?

Aislan: Temos muitas novidades em andamento. Entre elas, o lançamento do Portal CRQ-SP, que será um hub para cursos e aprimoramento profissional, facilitando o acesso a conteúdos de qualidade de forma flexível. Outro destaque é a campanha POP 30 Anos (Programa de Orientação Profissional do CRQ-SP), que vai expandir nossas parcerias com instituições educacionais e aumentar a interação com estudantes. Além disso, estamos criando a página CRQ Certifica, onde reuniremos informações sobre Certidões e ART’s emitidas pelo Conselho, com o objetivo de reforçar a importância da regularização para empresas e profissionais. Outros projetos já estão sendo executados, como a recente publicação da nossa Tabela Periódica Interativa.

Você é bacharel em química pela Unicamp, possui MBA em marketing pela USP/ESALQ e traz experiência como Agente Fiscal e Coordenador das Comissões Técnicas do CRQ-SP. Como essas experiências influenciam sua gestão na GRI?

Aislan: Estas experiências me ajudam a ter uma visão ampla das necessidades dos profissionais da química e do próprio CRQ-SP. Como Agente Fiscal, estive em campo por 7 anos, e pude experimentar de perto a realidade das empresas, conhecer processos e discorrer sobre a importância da aplicação da legislação e da regularização para o exercício profissional na área da química. Já como Coordenador das Comissões Técnicas tive a oportunidade de trabalhar diretamente com especialistas e compreender os desafios técnicos da nossa área. Atuei diretamente na produção de cursos de aprimoramento profissional e na expansão das lives no YouTube, que são um sucesso de público e de engajamento. O MBA em marketing trouxe uma perspectiva estratégica, permitindo que eu aplique conceitos de comunicação e branding para valorizar a imagem do Conselho e aproximá-lo do público.

Vale ressaltar que a GRI, somada aos profissionais da área de comunicação, também conta com mais profissionais formados na área da química. Da equipe de 11 profissionais, 4 têm formação específica na área. Esta particularidade torna o departamento mais célere na produção de materiais técnicos e mostra a importância dos profissionais da química em diferentes áreas.

Para finalizar, qual mensagem você deixaria aos profissionais da química e à sociedade?

Aislan: Conforme o slogan do CRQ-SP, “A ciência move todas as áreas. A química move o mundo”. Convido todos a participarem de nossas ações, a se envolverem com os projetos da GRI e a acessarem nossos canais para ficarem informados. Juntos podemos combater o exercício ilegal, a desinformação e fortalecer ainda mais a química como motor do progresso. Para 2025 diversas ações e novos projetos estão em produção. Alguns deles já estão consolidados na página “VEM AÍ NO CRQSP 2025”.

Compartilhar