Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/nota-da-anvisa-alerta-sobre-os-riscos-da-mistura-de-produtos-saneantes/>.
Acesso em 23/05/2024 às 05h20.

Nota da Anvisa alerta sobre os riscos da mistura de produtos saneantes

Nota da Anvisa alerta sobre os riscos da mistura de produtos saneantes

Trabalhadores de um hospital foram intoxicados quando higienizavam centro cirúrgico

30 de junho de 2023, às 14h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foto: Pixabay

 

Em nota divulgada recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu, entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, três notificações de casos de intoxicações exógenas decorrentes de exposição ocupacional, em âmbito hospitalar, à mistura/interação indevida de saneantes à base de quaternários de amônio e biguanidas (Indagerm 5G®) e hipoclorito a 1%. Um ou mais dos sinais e sintomas relatados pelos casos foram: irritação cutânea e nos olhos, ardência no nariz, cefaleia e lesões eritematosas e pruriginosas por todo o corpo. Um dos trabalhadores exposto, de forma não intencional, durante a limpeza/desinfecção de leitos hospitalares necessitou de atendimento médico especializado, classificando o caso como evento adverso grave.

Algumas das conclusões advindas da investigação dos casos, que foi realizada in loco pela gerência de risco da unidade hospitalar, apontaram que: os sinais e sintomas de intoxicações apresentados pelos trabalhadores da saúde são provavelmente decorrentes da mistura/interação dos produtos (Indagerm 5G® + hipoclorito a 1%) volatilizados nas salas cirúrgicas; e não há desvio de qualidade do Indagerm 5G®, mas um erro no processo de trabalho da equipe de higienização que atua no centro cirúrgico.

A Anvisa alerta que é importante respeitar sempre as instruções do fabricante quanto às condições de uso dos saneantes, atentando-se, especialmente, em evitar misturas/interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza/desinfecção de ambientes hospitalares.

Mistura explosiva – O uso correto de produtos saneantes e os riscos oriundos de suas misturas têm sido tema de diversas ações promovidas pelo Sistema CFQ/CRQs, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla). Entre as iniciativas está a criação do “Mistura Explosiva“, um jogo de tabuleiro que, de forma lúdica, busca passar informações sobre o risco das misturas para a saúde das pessoas e para a sociedade.

Uma versão em tamanho ampliado do “Mistura Exlposiva” têm acompanhado o Sistema e a Abipla em diversos eventos, feiras e workshops relacionados ao setor de saneantes. A recomendação feita pelas entidades é de que os usuários dos produtos, sejam eles de uso doméstico ou profissional, se atentem às recomendações contidas no rótulo e evitem fazer misturas.

 

Criado pelo CFQ e Abipla, jogo conscientiza sobre os riscos da mistura de produtos – Foto: Abipla
Compartilhar