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Acesso em 01/05/2024 às 15h28.

Nobel de Química estimula alunos a seguirem carreira científica

Nobel de Química estimula alunos a seguirem carreira científica

Palestra de David MacMillan foi proferida ontem (18/04) para estudantes da Universidade de São Paulo

18 de abril de 2024, às 9h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

David_MacMillan, ganhador do Prêmio Nobel de Química  de 2021                                                                                                      Foto: Wikimedia Commons

Ganhar o Prêmio Nobel de Química em 2021 serviu como um lembrete ao pesquisador escocês David MacMillan da paixão que nutre pela área de conhecimento que escolheu para dar sua contribuição ao mundo. Catedrático da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, MacMillan participou nesta quarta-feira (17) de um evento realizado na Universidade de São Paulo (USP), organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Fundação Nobel. Diálogo Nobel Brasil 2024, como foi chamado o evento, foi o primeiro encontro presencial entre ganhadores do Nobel com estudantes brasileiros, assim como com formuladores de políticas públicas e empresários.  Além de MacMillan, também foram trazidos ao Brasil  Serge Haroche, ganhador do Nobel de Física em 2012, e May-Britt Moser, que conquistou o prêmio em Medicina em 2014. Estava prevista para ontem uma apresentação dos cientistas na Federação das Indústrias de São Paulo.

MacMillan recebeu a distinção com Benjamin List, pelo caráter inovador de métodos de construção de moléculas orgânicas. O processo que aprimoraram é conhecido como organocatálise assimétrica e serve, por exemplo, à indústria farmacêutica.

Diante de um auditório cheio, o pesquisador revelou que, enquanto desenvolvia o projeto com o colega, tinha uma preocupação mais “ordinária”, que era a de manter seu emprego de professor, e que um dos benefícios trazidos pelo reconhecimento atingido foi o de ampliar contatos na comunidade científica. Na época, ele ocupava o cargo de professor assistente na Universidade de Berkeley, também nos Estados Unidos, e tinha um prazo de seis anos para mudar de categoria e, com isso, garantir sua vaga no quadro docente, o que evidencia as cobranças em torno da produtividade e excelência dos pesquisadores.

O escocês disse, ainda, que a experiência também fez com que passasse a se ver como um embaixador da ciência, “tarefa levada com seriedade”, e que algo que o ajudou a receber o prêmio foi cogitar possibilidades diferentes das já pavimentadas por outros colegas.

“O impacto pelo que eu estava esperando era: será que conseguirei manter meu emprego?”, contou, rindo.

“Em última análise, eu estava pensando mais em estava olhando as coisas que estávamos fazendo e me perguntando: do modo com a química funciona, todos fazem desse jeito aqui. Esse jeito faz sentido? Algumas maneiras faziam sentido, mas outras pareciam estranhas para mim. Então, comecei a pensar: existem maneiras diferentes de se fazer, de se pensar? E foi aí que começamos a enveredar por uma direção completamente distinta”, emendou.

 

Com informações da Agência Brasil

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