Durante evento da Abracerva, CFQ reforça papel do profissional da Química
Durante evento da Abracerva, CFQ reforça papel do profissional da Química
Encontro sobre cervejas aconteceu nos dias 7 e 8, em São Paulo11 de setembro de 2023, às 10h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Com a participação do Sistema CFQ/CRQs na condição de patrocinador, ocorreu nos dias 7 e 8 de setembro, em São Paulo, o Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas – 2º Encontro Selvagem. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e aconteceu na Cervejaria Tarantino, no bairro Jardim das Graças.
Na cerimônia de abertura, o Conselho Federal de Química (CFQ) esteve representado pela conselheira federal Suely Schuh. Ela integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e destacou o papel do profissional da Química na indústria das cervejas artesanais.
“Desde março de 2022, integro a Câmara Setorial do Ministério da Agricultura para a indústria cervejeira, como representante do Sistema CFQ/CRQs, e tenho acompanhado a pujança do segmento desde as grandes cervejarias até as menores, artesanais, que produzem bebidas para um público mais seleto, exigente e que prioriza a qualidade em suas decisões de consumo”, afirmou Suely.
Ela complementou, lembrando do papel do Sistema CFQ/CRQs junto à cadeia produtiva e salientando que o conselho protege o consumidor e também os profissionais qualificados. “O CFQ, ao mesmo tempo que protege a sociedade e os profissionais, evitando que pessoas sem a devida qualificação exerçam a Química colocando em risco o consumidor e a credibilidade das empresas, também atua para promover a Química e suas inúmeras possibilidades na construção de uma nova realidade para o Brasil”, afirmou.
Além de Suely, participaram da abertura do evento o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino; Diego Rzatki, pela comissão organizadora; além de André Junqueira e Bia Amorim, como co-curadores.
Tarantino falou das potencialidades da cerveja artesanal brasileira e destacou o peso da participação dos profissionais da Química nesse segmento. “Só no Estado de São Paulo temos 380 cervejarias. A Abracerva tem como objetivo fomentar a cultura cervejeira para o Brasil inteiro e, para isso, estamos realizando o projeto Conexão Cerveja Brasil. A gente se sente feliz porque existe muita cerveja boa no Brasil, que têm identidade e carregam o nome do país mundo afora. Esse evento aqui é uma celebração disso, de que não seria possível realizá-lo com essa qualidade sem o apoio do Conselho Federal de Química”, pontuou Tarantino.
O 2º Encontro Selvagem foi marcado por palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do exterior. Eles dialogaram sobre cervejas ácidas complexas, brasileiras e sul-americanas. No dia 9 de setembro, aconteceu ainda a 1ª Feira Selvagem, um espaço voltado para degustações e networking com produtores nacionais e internacionais.
Com informações do CFQ