Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/mistura-explosiva-nas-escolas-chega-a-sp-para-conscientizar-estudantes/>.
Acesso em 21/06/2024 às 21h16.

Mistura Explosiva nas Escolas chega a SP para conscientizar estudantes

Mistura Explosiva nas Escolas chega a SP para conscientizar estudantes

Evento reunindo representante da Abipla e CRQ-IV/SP ocorreu na ETEC Getúlio Vargas

19 de dezembro de 2023, às 8h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Jogo desenvolvido por entidades alerta sobre os riscos da misturas de produtos de limpeza

 

O jogo educativo “Mistura Explosiva”, desenvolvido pelo Sistema CFQ/CRQs e pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional (Abipla), chega às escolas, desta vez na Etec Getúlio Vargas, em São Paulo (SP). O pré-lançamento do projeto nas redes de ensino, ocorrido no ínicio do mês, visa conscientizar estudantes sobre os perigos das práticas caseiras com produtos de limpeza.

A ação surge como uma resposta educativa a diversas postagens que circulam amplamente nas redes sociais sobre misturas caseiras, desmistificando opiniões equivocadas disseminadas por influenciadores mal-informados. Essa ação representa um desdobramento da campanha “Limpando conceitos, clareando ideias”.

 

 

Cerca de 20 alunos do curso Técnico em Química participaram da iniciativa. Instruídos pelo coordenador da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV (SP), Aislan Balza, e pelo assessor de Relações Institucionais da Abipla, Anselmo Takaki, os jovens puderam disputar algumas partidas e aprender durante o processo. A escola e quatro alunos que venceram as rodadas foram presenteados com um exemplar do jogo.

“Queremos que estes estudantes, após jogarem, repassem a informação para seus familiares, alertando-os sobre os riscos da mistura inadequada e perigosa de produtos de limpeza”, comentou Aislan Balza.

Jogo educativo – O jogo utiliza uma abordagem lúdica e educativa, proporcionando aos estudantes uma experiência única. Os participantes avançam pelo tabuleiro com o lançamento de dados, aprendendo sobre os riscos de misturas caseiras a cada rodada. A sorte pode mudar a cada carta comprada, adicionando um elemento emocionante ao jogo.

Uma das participantes da ação, a estudante Munique Ferreira, de 15 anos, descreveu o jogo como “uma experiência incrível e extremamente educativa”. “Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção foi como ele apresenta os conceitos de forma clara e objetiva. Pude entender melhor os riscos envolvidos em misturar produtos químicos sem o conhecimento adequado e isso é extremamente importante, pois muitas vezes não temos consciência dos perigos que podemos estar expostos ao realizar essas misturas em casa”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da Etec Getúlio Vargas, Nilza Benites, o Mistura Explosiva pode ser um importante aliado em sala de aula. “Os procedimentos que envolvem o jogo são interativos, como o uso do celular que necessita ser acionado durante a dinâmica. A prática é envolvente e possibilita um aprendizado com facilidade. Tudo isso ajuda a despertar o interesse dos alunos”, ressaltou.

 

 

No próximo ano, o CFQ e a Abipla planejam expandir a distribuição do jogo para outras regiões do país, fortalecendo ainda mais a conscientização sobre os riscos domésticos.

Anselmo Takaki, assessor de Relações Institucionais da associação empresarial, destacou a importância da iniciativa. “Estamos comprometidos em levar conhecimento sobre os riscos domésticos aos estudantes. A parceria com o CFQ possibilitou esta ação pioneira, e no próximo ano, continuaremos a distribuir exemplares do ‘Mistura Explosiva’ em diferentes regiões do país”, concluiu.

Publicado pelo Conselho Federal de Química em 18/12/2023, com base em
informações apuradas pelo CRQ IV-SP

Compartilhar