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Disponível em <https://crqsp.org.br/metanol-em-combustiveis/>.
Acesso em 24/11/2025 às 01h03.

Metanol em combustíveis

Metanol em combustíveis

Live tratou dos combustíveis no Brasil e do papel dos químicos em sua cadeia de produção

17 de novembro de 2025, às 15h53 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A Comissão Técnica de Energia do CRQ-SP promoveu nesta segunda-feira uma live sobre metanol em combustíveis no canal do Conselho no YouTube. O papel dos químicos na cadeia de produção de combustíveis, a atuação da Agência Nacional do Petróleo e o que os motoristas podem fazer em caso de suspeita de fraudes ao abastecer seus veículos foram alguns dos temas abordados.

O palestrante foi o químico Euler Martins Lage, da Casa Civil da Presidência da República, com atuação no Centro de Pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, em Brasília. A mediação ficou a cargo do químico Fabio Rubens Soares, do Grupo de Pesquisa em Bioenergia no Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Euler Martins Lage falou sobre a matriz de combustíveis no Brasil, e mostrou um diagrama com a participação de cada um desses combustíveis, como óleo diesel, gasolina C e gasolina de aviação. Depois abordou o caminho do petróleo do poço ao posto, passando pelas refinarias, estações de transferência, terminais marítimos e destinos internacionais, e detalhou esta trajetória.

Explicou como se dá a produção de combustíveis nas refinarias, com a destilação fracionada do petróleo, explicando que pode ser produzido gás liquefeito de petróleo, gasolina, nafta, parafina, diesel, óleo combustível, óleo lubrificante e betume. E o que é o processo de craqueamento, que é a quebra das moléculas de hidrocarbonetos em moléculas menores.

A partir da crise do petróleo, na década de 1970, o Brasil começou a desenvolver a produção de etanol, chegando a ter uma frota gigantesca de veículos movidos a etanol. Com isso o país desenvolveu uma cadeia produtiva de etanol bem estruturada, economizando muitos recursos. Mas no final da década de 1980, os preços do etanol baixaram no mercado internacional e os produtores preferiram produzir açúcar em vez de álcool. O mercado só voltou a aquecer quando foram desenvolvidos os carros flex. O etanol era misturado à gasolina, que recebia um aditivo com chumbo, altamente poluente.

No Brasil o etanol é produzido a partir da cana de açúcar e nos Estados Unidos a partir do milho. Ele explicou como se dá a produção de etanol e como é produzido o etanol de segunda geração.

A seguir Euler Martins Lage explicou o que é biodiesel e como é feita sua produção, informando que ele pode ser obtido a partir de óleo de origem vegetal ou de origem animal. O diesel recebe atualmente 15% de biodiesel no Brasil.

Explicou a atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que tem papel regulador, fiscalizador e técnico em toda a cadeia de combustíveis no Brasil, e como a ANP faz a fiscalização da conformidade dos combustíveis em todas as etapas da cadeia.

Euler citou as etapas da cadeia produtiva de combustíveis em que os químicos podem atuar e seus locais de trabalho, como na produção, fazendo controle de processos, formulação e análise de matérias-primas em refinarias e usinas, por exemplo, e quais as contribuições dos químicos nessa cadeia produtiva.

Listou a seguir os tipos de fraudes mais comuns nos combustíveis, como combustível adulterado com adição de substâncias indevidas, como excesso de etanol anidro, que acontece principalmente nas distribuidoras; a bomba adulterada com dispositivos eletrônicos, visando aumentar o volume que aparece no visor da bomba; os postos piratas, que usam logotipos de grandes redes mas não seguem padrões de qualidade; e os golpes financeiros no momento do pagamento.

O consumidor  pode se precaver acompanhando o abastecimento, e descer do carro para observar todo o processo. Observar o preço, para ver se o valor da bomba corresponde ao valor anunciado na placa do posto; solicitar o teste de qualidade em caso de suspeita sobre a qualidade do combustível, já que todos os postos são obrigados a manterem um funcionário habilitado a fazer o teste. Além disso, deve monitorar o desempenho do veículo, e procurar a ANP se notar algum problema no desempenho do veículo.  Ele afirmou que os combustíveis no Brasil têm ótima qualidade, e estão entre os melhores do mundo.

No final, o mediador Fabio Rubens Soares apresentou as perguntas feitas no chat, que foram respondidas por Euler Martins Lage.

Além de químicos da cidade e do estado de São Paulo, a live contou com participantes de várias cidades brasileiras, como Natal (RN), Palmas (TO), Cabo Verde (MG), Mata de São João (BA), Belo Horizonte (MG), Umuarama (PR),  Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Jequié (BA) e Porto Alegre (RS). A live está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-cLzzcP2I6M.

 

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