Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/live-mostra-metodos-para-tratamento-de-residuos-e-geracao-de-energia/>.
Acesso em 17/04/2024 às 05h10.

Live mostra métodos para tratamento de resíduos e geração de energia

Live mostra métodos para tratamento de resíduos e geração de energia

Em mais uma live integrante do Projeto Inspiração, evento apresentou trabalhos de jovens pesquisadores da SBQ

30 de agosto de 2023, às 14h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Elisama Vieira dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química, o CRQ-IV /SP promoveu na noite de ontem uma live em seu canal no YouTube para discutir novos métodos para tratamento de resíduos e a utilização de nanomateriais para a geração de energia.

A primeira palestrante foi a Profa. Dra. Elisama Vieira dos Santos, Doutora em Química e Professora Associada do Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

Ela falou sobre as linhas de atuação do laboratório, que incluem processos eletroquímicos para tratamento de água e de solo para remediação de contaminações; a produção de hidrogênio verde e produção de compostos de valor agregado por meio de tecnologias como a oxidação eletroquímica, que é o foco do estudo do grupo, com o objetivo de descontaminar determinados efluentes.

Elisama mostrou gráficos e resultados de estudos sobre descontaminação de efluentes com detergentes por oxidação eletroquímica, que fazem uso de um reator eletroquímico, e as pesquisas desenvolvidas pelo laboratório, que incluem diferentes tipos de efluentes, como de indústrias têxteis, da indústria petroquímica, efluentes domésticos, pesticidas e, especificamente, os efluentes da lavagem da castanha de caju, atividade de grande importância econômica no estado.

A seguir ela falou sobre a produção de hidrogênio gerado eletroquimicamente a partir da produção de ácido acético e os estudos sobre conversão eletroquímica de ácidos carboxílicos a partir de diferentes tipos de efluentes. O grupo também desenvolve tipos diferentes de reatores para tratamento dos efluentes.

Energia – Na segunda parte da live, o Prof. Dr. Sergio Humberto Domingues, que tem com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná e atua no Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), falou sobre sintetização e combinação de nanomateriais para melhorar o armazenamento e a geração de energia. Ele fez um histórico de sua carreira e suas pesquisas e contou que desde 2009 trabalha com derivados de grafeno e nanocompósitos para aplicações em eletrodos transparentes condutores.

 

Sergio Humberto Domingues, do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias

Domingues explicou que seu grupo na MackGraphe se dedica à área de energia, produzindo derivados de grafeno, como óxido de grafeno reduzido, além de produzir óxidos de metais de transmissão e polímeros condutores com o objetivo de aplicar em capacitores eletroquímicos. A ideia é obter maior densidade de energia armazenada em um pequeno espaço. Ele explicou como se dão essas pesquisas que combinam os nanocompósitos para obter diferentes tipos de materiais, melhorando assim suas propriedades com vistas ao armazenamento de energia.

O pesquisador mostrou gráficos de sistemas de armazenamento de energia com reações farádicas que conseguem maior acúmulo de carga e os trabalhos que desenvolve com hidrogênio nascente, grafeno e outros elementos.

No final das apresentações os palestrantes responderam às perguntas dos participantes.

Clique aqui para assistir a live na íntegra.

 

 

 

 

Compartilhar