Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/live-falou-sobre-os-calculos-utilizados-em-atividades-laboratoriais/>.
Acesso em 20/07/2024 às 16h33.

Live falou sobre os cálculos utilizados em atividades laboratoriais

Live falou sobre os cálculos utilizados em atividades laboratoriais

O canal do CRQ-IV/SP no YouTube alcançou hoje a marca de 25 mil seguidores, o maior do Sistema CFQ/CRQs

17 de junho de 2024, às 16h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

“Cálculos básicos para laboratórios” foi o tema da live que o CRQ-IV/SP transmitiu na tarde de hoje, 17, pelo seu canal no YouTube. Até a data de publicação desta nota, o evento havia sido visualizado por mais de 600 pessoas.

O encontro abordou os cálculos utilizados em laboratórios para atividades como preparo de soluções, determinação de concentrações, pH e soluções-tampão. O palestrante também demonstrou os aspectos relacionados às curvas de titulação envolvendo planilhas no Microsoft Excel, com realização de primeira e segunda derivadas e método de Gran.

A apresentação foi feita pelo Químico Edenir Rodrigues Pereira Filho, graduado pela Pontifícia Universidade Católica (Campinas), mestre em Química Analítica e doutor em Ciências, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2006, ele é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

A mediação foi de Márcia Guekezian, que possui Bacharelado e Licenciatura em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é pós-doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ela é professora do curso de pós-graduação na área de Química Analítica da Faculdade Oswaldo Cruz, professora na área de Química Analítica do curso de Química da Faculdade de São Bernardo do Campo e coordenadora do curso de Engenharia Química dessa mesma instituição. Márcia também é membro das Comissões Técnicas de Divulgação e Ensino Superior do CRQ-IV/SP.

A live foi apresentada por Aislan Balza, coordenador geral das comissões técnicas.

Quem não pôde assistir ao vivo ou quiser rever a apresentação basta clicar aqui.

Recorde – Com a apresentação da live de hoje, o canal do CRQ-IV/SP no YouTube alcançou a marca de 25 mil inscritos, confirmando sua liderança entre as entidades do Sistema CFQ/CRQs e colocando-se entre os maiores canais do País voltado à divulgação da Química.

Compartilhar