Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/live-apresentara-pesquisas-na-area-de-biomimetismo-e-biomassa-residual/>.
Acesso em 21/06/2024 às 21h04.

Live mostrará pesquisas na área de biomimetismo e biomassa residual

Live mostrará pesquisas na área de biomimetismo e biomassa residual

Trabalhos serão apresentados por professores da UFSCar e da Universidade Federal da Bahia

28 de maio de 2024, às 10h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O que é biomimetismo? Como utilizar soluções e estratégias usadas pela natureza e aplicá-las em outras áreas como a biologia, medicina, robótica, agricultura, arquitetura, entre outras? Como transformar a biomassa residual em beleza, saúde e sabor? Os temas serão abordados durante a live do Projeto Inspiração que será realizada hoje, às 18h30, no canal do Conselho no YouTube. A iniciativa é do CRQ-IV/SP em parceria com o Comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ).

A pesquisa “Biomimetismo: como a natureza nos pode auxiliar” será apresentada por Caterina Marques Netto, graduada em Química Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Química Inorgânica também pela USP, além de três pós-doutorados: um pela Australian National University (2013-2014), outro pelo IQ-USP (2014-2015) e outro pela Emory University (2021-2023). Desde 2015 é professora do Departamento de Química da UFSCar, onde fundou o laboratório de Metaloenzimas e Biomiméticos (LabMeeB).

O segundo trabalho, intitulado “Como transformar a biomassa residual em beleza, saúde e sabor?”, será apresentado por Guilherme Augusto Ferreira, graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Goiás, com mestrado e doutorado em Físico-Química pela Universidade de Estadual Campinas. Ele é professor adjunto na Universidade Federal da Bahia. Seus principais interesses de pesquisa incluem as propriedades interfaciais e de auto associação de (macro) moléculas anfifílicas e nanomateriais estruturados para o desenvolvimento de novas formulações.

Quem for inscrito no canal no Conselho no YouTube e assistir a live ao vivo receberá o certificado de participação. Mais informações sobre os trabalhos que serão apresentados pelos pesquisadores estão disponíveis na página do evento no YouTube. Acesse aqui.

Compartilhar