Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/live-aborda-energia-eolica/>.
Acesso em 21/11/2024 às 07h39.

Live aborda energia eólica

Live aborda energia eólica

Especialistas explicam como se obtém energia pela força dos ventos

4 de novembro de 2024, às 16h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV/SP promoveu nesta segunda-feira, 4, uma live sobre energia eólica com dois especialistas, Claudio Ricardo Modenesi, Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (USP), e Solange Kazumi Sakata, Química e pesquisadora de nanomateriais para aplicação em supercapacitores e células solares.

A primeira palestrante foi Solange Kazumi Sakata. Ela fez um histórico sobre o uso da força dos ventos para geração de energia, e contou que ela já era utilizada no século 14 na Pérsia. Mostrou exemplos de moinhos, que surgiram a partir do século 15, e apresentou os vários tipos de turbinas eólicas existentes e o potencial da energia que geram, explicando que essas turbinas foram evoluindo até chegar aos atuais aerogeradores, que incluem até mesmo modelos domésticos.

Na sequência, Claudio Ricardo Modenesi disse que o Brasil possui uma matriz energética bastante renovável. Ele mostrou gráficos do Operador Nacional do Sistema Elétrico com dados de produção de energia solar, eólica, hidráulica, termonuclear e termoelétrica. Modenesi também comparou as mudanças ocorridas na geração de energia entre 2023 e 2024, e apresentou um gráfico comprovando o crescimento na geração de energia eólica no país. Também mostrou dados sobre consumo e previsão elétrica no Brasil.

Abordou os fatores que aumentam a velocidade do vento e explicou como funcionam os aerogeradores de eixo horizontal. Modenesi abordou ainda a questão dos custos de implantação dos parques eólicos, e informou que os maiores parques brasileiros estão localizados no Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte, e também no Rio Grande do Sul.

Reciclagem complicada

Ao final das apresentações, os dois palestrantes responderam a perguntas dos participantes. Solange Sakata informou que a energia eólica é a terceira maior em potência instalada no Brasil. Ela também falou sobre o papel dos profissionais da Química no setor. Explicou que cada torre eólica é desmontada a cada 20 a 25 anos para ser substituída, e 90% das turbinas precisam ser recicladas, especialmente as pás, que são gigantescas, com 99 metros de comprimento. Os profissionais da Química são importantes neste processo, porque o grande problema é a destinação das pás utilizadas, já que são estruturas poliméricas feitas com resinas difíceis de reciclar. Ela mostrou as etapas dos processos de reciclagem, que podem ser mecânicos, técnicos ou químicos. Algumas pás são simplesmente depositadas em aterros, enquanto outras são trituradas e reutilizadas na fabricação de cimento. Modenesi falou sobre energia gerada em corrente contínua e corrente alternada e respondeu a outras questões técnicas.

Mais de 130 pessoas assistiram a live ao vivo. A gravação segue disponível no canal do CRQ-SP no Youtube.

Compartilhar