Live aborda atualizações das normas ABNT NBR 14.725 e 16.725
Live aborda atualizações das normas ABNT NBR 14.725 e 16.725
Novas regras passam a valer a partir de 4 de julho7 de abril de 2025, às 18h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Transmitida nesta segunda-feira, 7, pelo canal do CRQ-SP no YouTube, a live foi organizada pela Comissão Técnica de Segurança Química do Conselho e apresentou as principais atualizações das normas ABNT NBR 14.725 e NBR 16.725, que entram em vigor em 4 de julho.
Participaram como palestrantes Ana Maria Menegazzo, consultora de Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho da empresa AFM EHS e integrante das Comissões Técnicas de Segurança Química e Meio Ambiente do CRQ-SP, e Tatiana Moneró, Química com atuação no gerenciamento de risco químico e toxicológico de produtos perigosos, com experiência em GHS e documentação de segurança. A mediação foi feita por Marcus da Matta, Engenheiro Ambiental e especialista em elaboração de documentos de segurança.
A NBR 14.725 trata da aplicação do GHS – Sistema Globalmente Harmonizado – a produtos químicos, além de estabelecer critérios para a apresentação da Ficha com Dados de Segurança (FDS) e informações de rotulagem nas embalagens. Já a NBR 16.725 fornece diretrizes para a elaboração da Ficha de Segurança de Resíduos Químicos Perigosos.

Tatiana Moneró foi a primeira palestrante e destacou as principais mudanças trazidas pela NBR 14.725. Ela explicou que a FDS substitui a antiga FISPQ e deve conter informações sobre segurança, saúde humana e meio ambiente. A ficha agora possui 16 seções, sendo a seção 2 — identificação de perigos — uma das mais relevantes. A nova versão da norma, que entra em vigor em julho, passa a ter uma única parte, dividida em sete capítulos, com 520 páginas.
Entre as novidades, está a obrigatoriedade da inclusão de um número de telefone disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Também foram feitas alterações nas classes de perigo, com a adição de uma nova categoria, além de mudanças na classificação da toxicidade aguda por inalação, nos valores de corte e nos limites de concentração genéricos. Tatiana ainda destacou as novas regras para rotulagem de pequenas embalagens, alterações em frases de advertência e a introdução de meios alternativos de comunicação de perigo. A norma pode ser adquirida pelo site da ABNT.

Em seguida, Ana Maria Menegazzo falou sobre a NBR 16.725, que trata da Ficha de Segurança de Resíduos Químicos, com o objetivo de garantir uma gestão segura. Ela ressaltou que a norma não é nova, mas foi revisada em 2023, e explicou os principais conceitos, como gerador, receptor e usuário do resíduo — este último, o profissional que lida diretamente com o material. Também abordou temas como responsabilidades na cadeia de gestão de resíduos e exigências de rotulagem.
Ao final da apresentação, as palestrantes responderam às dúvidas dos participantes. Mais de 700 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal do CRQ-SP no YouTube. Assista aqui a gravação.