Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/jogo-on-line-ensina-quimica-ambiental-a-alunos-de-cubatao/>.
Acesso em 13/04/2024 às 19h13.

Jogo on-line ensina química ambiental a alunos de Cubatão

Jogo on-line ensina química ambiental a alunos de Cubatão

Ideia é desenvolver habilidades criativas e a sustentabilidade

16 de fevereiro de 2024, às 12h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Uma das telas do jogo Scape Room da Química. Fonte: Jornal da USP (Clique para ampliar)

 

A Bacharel em Química, Rute Maria Rosa, atualmente pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP), recorreu a um conhecido jogo on-line para motivar seus alunos a se interessarem pela Química e por problemas ambientais.

Ela adaptou o jogo Escape Room na época em que era professora de Química do ensino médio, em Cubatão, cidade da Baixada Santista conhecida por seus graves problemas ambientais no passado.

Ao levar o jogo para dentro da sala de aula, Rute Rosa queria inserir os estudantes nos cenários problemáticos da realidade ambiental de onde vivem, ensinar conteúdos de química de forma criativa e revisar o que foi trabalhado em sala de aula.

O jogo adaptado ganhou o nome de Escape Room da Química. Ele parte de um crime ambiental fictício ocorrido nas proximidades da Serra do Mar, que teria gerado graves impactos nos recursos hídricos da Baixada Santista, e contém desafios em série. A turma é dividida em grupos, e para iniciar o jogo os alunos acessam um link recebido por e-mail. Cada equipe recebe a estrutura química de um contaminante que deve ser neutralizado.

A pesquisadora observou uma transformação em seus alunos após participarem dessa atividade. “Quando o aluno compreende a importância do saber e o aplica em diversos contextos, ele transforma o meio em que habita através da construção do seu próprio conhecimento”, afirma. Ele conta que viu os estudantes se tornarem cidadãos participativos, capazes de compreender a relação entre a natureza e o homem.

Os resultados positivos do jogo Escape Room da Química foram confirmados em turmas dos anos seguintes. Segundo Rute Rosa, o jogo incentivou os estudantes a visitarem os manguezais no entorno da escola para coleta de amostras, análises e estudo das características físicas e químicas do ambiente da região.

As informações sobre essa iniciativa foram publicadas pelo Jornal da USP. Clique aqui para ler a íntegra da reportagem.

 

Mistura Explosiva – A ideia de ensinar conceitos de Química de forma lúdica por meio de um jogo é adotada desde 2023 pelo Conselho Federal de Química em uma parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional (Abipla).

O Mistura Explosiva é levado a eventos, feiras e escolas com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os perigos das práticas caseiras com produtos de limpeza. O jogo consiste em uma resposta educativa a diversas postagens que circulam nas redes sociais incentivando as misturas caseiras, e contrapõe com argumentos científicos as dicas equivocadas disseminadas por influenciadores sem conhecimento.

Compartilhar