Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/industria-de-poa-operava-irregularmente/>.
Acesso em 13/04/2024 às 18h52.

Indústria de Poá operava irregularmente

Indústria de Poá operava irregularmente

Sem RT desde março, empresa sofreu explosão que deixou dois trabalhadores feridos

18 de setembro de 2023, às 10h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Falha no reator teria sido a causa da explosão. Foto: Redes sociais

 

A indústria Química IN – Soluções em Solventes,  sediada em Poá, na Grande São Paulo, que passou por uma explosão no dia 11 deste mês operava irregularmente. Apesar de possuir registro no CRQ-IV/SP, a empresa estava sem Responsável Técnico (RT) desde 15 de março, quando o profissional que ocupava a função pediu baixa. De acordo com a legislação vigente, todas as empresas com atividades básicas na área só podem funcionar se contarem com a supervisão de um RT.

Fabricante de solventes, produto altamente volátil, a empresa já havia sido intimada pelo Conselho a indicar outro RT. Como não o fez dentro do prazo legal, o processo havia seguido para a fase de aplicação de multa.

Dois funcionários ficaram feridos por queimaduras e foram levados pelos próprios colegas de trabalho ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Devido ao risco de desabamento e de contaminação do terreno por produtos químicos, o prédio foi parcialmente interditado pela Defesa Civil.

À polícia, o proprietário do local afirmou que o fogo começou por conta de uma falha no reator. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio teve início no começo da tarde 14h e foi extinto só por volta das 21h.

Compartilhar