Indústria de Poá operava irregularmente
Indústria de Poá operava irregularmente
Sem RT desde março, empresa sofreu explosão que deixou dois trabalhadores feridos18 de setembro de 2023, às 10h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A indústria Química IN – Soluções em Solventes, sediada em Poá, na Grande São Paulo, que passou por uma explosão no dia 11 deste mês operava irregularmente. Apesar de possuir registro no CRQ-IV/SP, a empresa estava sem Responsável Técnico (RT) desde 15 de março, quando o profissional que ocupava a função pediu baixa. De acordo com a legislação vigente, todas as empresas com atividades básicas na área só podem funcionar se contarem com a supervisão de um RT.
Fabricante de solventes, produto altamente volátil, a empresa já havia sido intimada pelo Conselho a indicar outro RT. Como não o fez dentro do prazo legal, o processo havia seguido para a fase de aplicação de multa.
Dois funcionários ficaram feridos por queimaduras e foram levados pelos próprios colegas de trabalho ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Devido ao risco de desabamento e de contaminação do terreno por produtos químicos, o prédio foi parcialmente interditado pela Defesa Civil.
À polícia, o proprietário do local afirmou que o fogo começou por conta de uma falha no reator. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio teve início no começo da tarde 14h e foi extinto só por volta das 21h.