Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/forum-de-servico-de-saude-falara-sobre-o-poder-da-esterilizacao/>.
Acesso em 17/04/2024 às 06h28.

Fórum de Serviço de Saúde falará sobre o poder da esterilização

Fórum de Serviço de Saúde falará sobre o poder da esterilização

10 de julho de 2023, às 15h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O poder da esterilização como arma crucial na luta contra bactérias, vírus, fungos, esporos e outros é o tema que será discutido no Fórum de Serviço de Saúde, no dia 12 de julho, às 14h. O evento será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube, não sendo necessário fazer inscrição antecipada. Quem assistir a live ao vivo e preencher a pesquisa de satisfação terá direito a certificado.

Três palestras abordarão diferentes aspectos da esterilização, desde métodos e processos até os cuidados essenciais relacionados à saúde humana, validação de equipamentos e controle de exposição. 

No primeiro painel, o palestrante Antonio Barreto guiará os participantes em uma jornada sobre a história da esterilização, revelando os métodos existentes e os processos mais utilizados atualmente. Ele destacará a importância vital da esterilização na proteção contra ameaças invisíveis à saúde e os trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo para aprimorar os conceitos de sanitização.

Barreto é graduado em Tecnologias em Gestão Ambiental e possui uma série de especializações, entre elas na área de saúde mental e dependência química e gestão hospitalar. Atua no Caism Philippe Pinel como Responsável Técnico do PGRSS, Coordenador do Plano de Segurança do Paciente, Colaborador no Setor de Educação Continuada e Membro Executor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Em seguida, o especialista Antonio Rocha apresentará uma visão aprofundada sobre o monitoramento do processo de esterilização, com ênfase na validação e qualificação das câmaras. Ele falará sobre a química do óxido de etileno, e as vantagens e desvantagens do uso da substância.

Rocha é Engenheiro Químico, Químico e Matemático, especialista em Esterilização Por Óxido de Etileno e BPF para dispositivos médicos. É Auditor ISO 13485 e Instrutor de Qualificação de Equipamentos e Validações de processos. Atualmente, é Responsável Técnico da Oxetil e da Clean Esterilização Industrial.

Por fim, Sandra Quintanilha abordará os aspectos toxicológicos do óxido de etileno e seus efeitos na saúde humana, além das medidas de controle de exposição, proteção ambiental e resposta a emergências. Ela discutirá os conceitos de risco e perigo no uso de produtos químicos, compartilhará uma revisão atualizada da epidemiologia relacionada ao óxido de etileno e destacará estudos sobre os efeitos à saúde humana dos resíduos dessa substância em ambiente hospitalar.

Sandra é Química Industrial, com experiência em Controle de Exposição ao Óxido de Etileno na indústria química, especialista em Higiene Ocupacional e na Implementação de Programas de Segurança Química. É Consultora e Auditora nas áreas de EHS e ESG.

O evento será mediado por Leda Longhi, Técnica em Química, Enfermeira, pós-graduada em Administração Hospitalar, especialista em Esterilização por Óxido de Etileno e Auditora em Sistema da Qualidade de Dispositivos Médicos.

Clique aqui para mais informações.

Compartilhar