Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/forum-celebrara-o-dia-mundial-da-saude/>.
Acesso em 24/05/2024 às 14h17.

Fórum celebrará o Dia Mundial da Saúde

Fórum celebrará o Dia Mundial da Saúde

5 de abril de 2023, às 12h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O CRQ-IV/SP realizará, no dia 14 de abril, o 1º Fórum do Dia Mundial da Saúde, organizado pela Comissão Técnica de Serviços de Saúde do Conselho. Com o tema “Os profissionais da química no controle das infecções hospitalares”, o evento on-line e gratuito falará sobre a importância da atuação dos profissionais da química para garantir a segurança e a saúde de pacientes e profissionais em ambientes hospitalares.

Um dos palestrantes será o Dr. Gonçalo Vecina, que atuou como presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretário da Saúde do município de São Paulo e superintendente do Hospital Sírio Libanês. Ele abordará a atual situação do controle de infecções hospitalares no Brasil, tratando sobre a tríade epidemiológica e o papel dos diversos profissionais que atuam na área.

O Químico Industrial Clay Bergamo, especialista em higienização hospitalar, controle de pragas e campanhas de saúde pública, apresentará a palestra “Indicadores de limpeza hospitalar”.

E, por fim, o Químico Nicholas Roberto Rodrigues discutirá o tema “Controle de pragas em estabelecimentos de saúde”, trazendo informações valiosas para garantir ambientes saudáveis. Rodrigues é técnico em segurança no trabalho e atua como Responsável Técnico da empresa Cobra Saúde Ambiental.

O encontro será mediado por Leda Longhi, especialista na área de esterilização e dispositivos médicos.

Clique aqui para acessar a página de transmissão do fórum e conferir outras informações sobre o evento.

GTI – A realização do fórum é somente parte das iniciativas desenvolvidas pelo CRQ-IV/SP com foco na área da saúde. O Conselho integra o Grupo Técnico Interprofissional (GTI), instituído pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), que objetiva ser reconhecido como referência em propostas de interprofissionalidade no campo da saúde. Sua missão é promover a articulação de ações educativas de saúde e bem-estar.

ONU – Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde marca também o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.  A cada ano, a entidade se concentra em uma preocupação específica de saúde pública, sendo o tema deste ano Saúde para Todos. Para marcar a data, a ONU realizará o evento “Diálogo de alto nível Saúde para Todos: fortalecendo a atenção primária à saúde para construir sistemas resilientes (em inglês)”, com o objetivo de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas, além de motivar ações para enfrentar os desafios atuais e futuros. Este é o 75º aniversário da OMS.

Compartilhar