Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/feira-da-industria-da-cerveja-conectando-a-industria-e-os-profissionais-cervejeiros/>.
Acesso em 24/05/2024 às 13h07.

Feira da Indústria da Cerveja:  Conectando a indústria e os profissionais cervejeiros

Feira da Indústria da Cerveja:  Conectando a indústria e os profissionais cervejeiros

De 08 a 10 de agosto será realizada a ForBeer – Feira Para a Indústria da Cerveja, evento que reúne profissionais, especialistas, empresários e empreendedores cervejeiros em um ambiente propicio para estabelecer conexões, adquirir conhecimento, fazer novos negócios e descobrir as últimas tendências e inovações no setor. A feira ocorrerá no Pro Magno Centro Eventos, na Av. Professora Ida Kolb, 513, na cidade de São Paulo. O CRQ-IV/SP está entre os apoiadores institucionais e terá um estande na feira.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostram que o setor cervejeiro nacional tem expandido suas atividades. No ano passado, havia 1.549 cervejarias registradas no Brasil. O número é 12% maior do que o registrado em 2020, quando havia 1.383 cervejarias. Segundo o levantamento, em 2021 foram registradas 200 novas cervejarias e empresas no mercado cervejeiro no país.  

A maior parte das cervejarias brasileiras encontra-se nas regiões Sul e Sudeste, somando 1.329 estabelecimentos, que representam 85,8% do total de cervejarias. Seguindo a tendência observada nos anos anteriores, novamente São Paulo lidera em número de estabelecimentos registrados, com 340, seguido do Rio Grande do Sul, com 285. Em terceiro lugar, aparece pela primeira vez Santa Catarina, com 195 cervejarias registradas. 

O número de municípios com pelo menos uma cervejaria também aumentou em 10,3%, passando de 609 para 672 em 2021. São Paulo se destaca como a unidade da Federação com maior número de municípios que apresentam ao menos uma cervejaria. Outro destaque é o Rio de Janeiro, apresentando a maior dispersão de cervejarias, com a marca de 38% dos municípios com ao menos uma cervejaria.

“A ForBeer vem para oferecer uma nova vitrine de soluções e fomentar novos negócios às empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos, insumos, refrigeração, embalagens, logística e tecnologias para um público empreendedor cada vez mais crescente, visto que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos”, comenta Cledson Fernandes e José Roberto Sevieri, promotores.

Além das soluções apresentadas pelas marcas expositoras, o evento irá proporcionar uma imersão nos conceitos técnicos e práticos para ampliar a eficácia na gestão do negócio na indústria da cerveja. Confira a programação:

 

Sedagro Bebidas

8 de agosto

15h às 16h – “O Papel da Auditoria Fiscal em Cervejarias e Produtos Cervejeiros“, por Janus Pablo – Presidente do Sindicato Nacional dos auditores Agropecuários (ANFFA SINDICAL), Gilberto Tarantino – Presidente da Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (ABRACERVA) e Marcio Maciel – Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV).

16h às 17h – “Apresentação do Anuário da Cerveja”, por Hugo Caruso – Diretor do Depto. de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/MAPA).

 

9 de agosto

15 às 16h30 – “Da Produção ao Consumidor: Desafios Jurídicos na Indústria de Cerveja“, por Loyanna Menezes.

16h30 às 17h – “Registro de Cervejarias e seus Produtos no MAPA”, por Vitor Campos de Oliveira – Coordenador Geral Substituto de Vinhos e Bebidas (CGVB/DIPOV/MAPA)

17h às 18h – Sessão de perguntas e respostas.

 

10 de agosto

15h às 16h – “Padrão de Identidade e Qualidade da Cerveja“, por Carlos Eduardo Zuim – Auditor Fiscal Federal Agropecuário (UTRA – Araçatuba).

16h às 17h – Sessão de perguntas e respostas.

 

ForBeer Show – Seminário de Especialistas da Industria da Cerveja

8 de agosto

15h – Entendendo os principais problemas no cálculo de amargor e como corrigi-los

15h40 – Da cervejaria caseira à cervejaria profissional: oportunidades e desafios

16h20 – Ampliando a receita com o turismo cervejeiro – quais estratégias a serem adotadas?

17h – Aprofundamento em leveduras

17h40 – Polo cervejeiro, uma solução para a consolidação do setor

18h10 – O futuro dos barris: alugue

18h50 – Explorando as épocas do ano para potencializar as vendas

 

9 de agosto

14h20 – Cervejaria guesser – vantagens dos fermentadores auto refrigerados em polipropileno

15h – Cenário do lúpulo brasileiro

15h40 – A importância de um ERP para facilitar a gestão de uma cervejaria

16h20 – Produzindo cervejas com leveduras selvagens no brasil

17h – Segurança na lubrificação food grade em cervejarias

17h40 – A cerveja na coquetelaria

18h10 – Como aumentar os lucros da cervejaria conhecendo o mercado

18h50 – Mesa redonda – atualização cervejeira

 

10 de agosto

14h40 – Design criativo em cerveja

15h20 – Biotransformação e processos químico da cerveja

16h – De Brewpub à micro cervejaria – o que muda além do tamanho das panelas

16h40 – Cervejas de guarda e as madeiras

17h20 – Lúpulo: fatores relevantes na utilização prática

18h – Como virar uma marca de destaque no meio cervejeiro sem ter uma fábrica? O modelo cigano

18h50 – Mesa redonda – atualização cervejeira.

 

Para visitar ou participar da palestras gratuitamente faça a sua inscrição no site oficial www.forbeer.net.ber.

 

Sobre a Organização

A ForBeer é realizada e organizada pelo Grupo Rofer e Proma Feiras e Eventos, uma empresa com mais de 40 anos de experencia no setor e comprometida em promover e impulsionar o setor, oferecendo oportunidades de crescimento e inovação para todos envolvidos.

Compartilhar