Marca do CRQ para impressão
Disponível em <https://crqsp.org.br/falas-da-quimica-explora-segredos-da-celulose-e-papel/>.
Acesso em 03/03/2024 às 11h44.

“Falas da Química” explora segredos da celulose e papel

“Falas da Química” explora segredos da celulose e papel

Promovido pelo CFQ, evento on-line acontece nesta segunda-feira, às 19h

29 de janeiro de 2024, às 12h19 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

Nesta segunda-feira, 29, Profissionais da Química, entusiastas da Ciência e interessados no mundo dos materiais têm um encontro marcado no evento virtual “Falas da Química”, promovido pelo Conselho Federal de Química (CFQ). Nesta edição, o foco recai sobre a celulose e o papel, revelando os segredos por trás desses materiais essenciais. Marcado para iniciar às 19h, o evento será virtual, com transmissão nos perfis do CFQ no YouTube e LinkedIn.

O palestrante convidado da noite será o especialista no assunto Clovis Zimmer, químico industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Zimmer possui diversas especializações, incluindo Engenharia de Produção de Celulose pela USP/ABTCP, além de pós-graduações em Engenharia de Produção de Celulose pela USP, Engenharia da Qualidade pela PUC-RS e um MBA em Desenvolvimento Gerencial pela FDC.

A palestra abordará as possibilidades para Profissionais da Química na indústria de celulose e papel, desde a pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de produção até a criação de processos sustentáveis e inovações tecnológicas, onde há espaço para a aplicação dos conhecimentos químicos.

Clovis falará também sobre como Profissionais da Química podem contribuir para a melhoria dos processos industriais, aprimorando a eficiência e a qualidade dos produtos, além de explorar caminhos para a utilização mais sustentável dos recursos naturais.

O painel incluirá, ainda, um depoimento exclusivo do conselheiro federal Rodrigo Moura, com formação em Química e Direito Ambiental. Ele acumula uma década de experiência como consultor técnico responsável pelo tratamento e distribuição de águas subterrâneas para consumo humano.

Durante o evento, também serão abordadas descobertas e tendências recentes, explorando desde a composição química da celulose até as aplicações inovadoras na indústria de papel.

A mediação ficará a cargo da conselheira federal Raquel Fiori. Ela possui licenciatura em Ciências de 1º Grau, licenciatura em Química de 2º Grau e graduação em Química Tecnológica, Industrial e Bacharel pela PUC-RS, bem como especialização e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no ICTA/UFRGS. A apresentação será feita pela chefe da Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha.

O evento terá um momento de esclarecimento de dúvidas, permitindo que os participantes interajam, façam perguntas e explorem as diversas possibilidades que a Química da celulose oferece.

Detalhes do evento
Falas da Química – Celulose e Papel
Quando: Dia 29/01 (segunda-feira), às 19h
Onde: transmissão ao vivo nos perfis do CFQ no YouTube e LinkedIn

Compartilhar