CRQ-SP promove live sobre riscos do metanol em bebidas alcoólicas adulteradas
CRQ-SP promove live sobre riscos do metanol em bebidas alcoólicas adulteradas
29 de setembro de 2025, às 15h31 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nos últimos dias, episódios de intoxicação provocados por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol chamaram a atenção da sociedade e das autoridades em São Paulo. O consumo desse tipo de substância oferece grande risco à saúde: ela é altamente tóxica, quase impossível de ser identificada a olho nu e totalmente proibida em formulações destinadas ao consumo humano.
O metanol (CH₃OH) é um álcool simples, incolor e inflamável, com odor semelhante ao da bebida alcoólica comum, e atualmente não existe um teste rápido para identificá-lo em bebidas. Embora exista naturalmente em mínimas concentrações em frutas, vegetais e até no organismo humano, em quantidades elevadas ele torna-se extremamente nocivo.
Na indústria, seu uso é permitido apenas em processos controlados, como na fabricação de solventes, plásticos, tintas, combustíveis específicos e na produção de biodiesel. Fora desses contextos, sua adição a bebidas é ilegal e representa uma grave ameaça à saúde pública.
A recomendação dos especialistas é que bares e restaurantes adquiram as bebidas de locais idôneos e verifiquem se o produto possui lacre e se é original. Além disso, devem solicitar o laudo laboratorial do lote adquirido, para ter a garantia de que não há adulteração.
Live – Para falar sobre o tema, o CRQ-SP realizará na próxima segunda-feira, em seu canal no YouTube, a live “Metanol em bebidas – Tudo o que você precisa saber!”, organizada pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas.
Entre os tópicos que serão abordados estão:
-
Tipos de bebidas mais vulneráveis a fraudes;
-
O papel do profissional da Química no controle de qualidade;
-
Análises toxicológicas e normas de segurança;
-
Principais fraudes em bebidas servidas em bares e restaurantes;
-
Efeitos do metanol no organismo humano.
Com essa iniciativa, o CRQ-SP busca ampliar o debate e oferecer informações técnicas de forma acessível, contribuindo para que a sociedade entenda os tipos de fraude em bebidas, as consequências à saúde e como os profissionais da química podem atuar na formulação e controle de qualidade das bebidas.